Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudos computacionais da enzima N-Miristoiltransferase de Plasmodium Falciparum e seus inibidores como candidatos a agentes antimaláricos

Processo: 15/21272-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de janeiro de 2016
Vigência (Término): 31 de julho de 2017
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Bioquímica - Química de Macromoléculas
Pesquisador responsável:Rafael Victorio Carvalho Guido
Beneficiário:Mariana Lopes Garcia
Instituição-sede: Instituto de Física de São Carlos (IFSC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:13/07600-3 - CIBFar - Centro de Inovação em Biodiversidade e Fármacos, AP.CEPID
Assunto(s):Química médica   Fármacos   Inibidores   Plasmodium   Malária   Planejamento de fármacos

Resumo

O projeto de pesquisa abrange uma área extremamente sensível da saúde humana, referindo-se às doenças tropicais que afetam milhões de pessoas no mundo inteiro, especialmente em regiões mais pobres. O projeto visa o a identificação dos determinantes estruturais relacionados a atividade biológica de uma série de inibidores da N-miristoiltransferase de P. falciparum como candidatos a fármacos antimaláricos. O conhecimento desses determinantes permitirá o planejamento de novos agentes quimioterápicos com propriedades otimizadas. Inibidores potentes derivados de benzo[b]tiofeno são candidatos a novos agentes antiparasitários com alto potencial de desenvolvimento clínico.Esta proposta incorpora estudos em química medicinal e modelagem molecular através da aplicação de métodos de planejamento baseado na estrutura do ligante (LBDD) e do alvo receptor (SBDD). O projeto será desenvolvido nos Laboratórios de Química Medicinal e Computacional do Centro de Pesquisa e Inovação em Biodiversidade e Fármacos CIBFar-CEPID/FAPESP, do Instituto de Física de São Carlos - USP. Os nossos laboratórios do CIBFar possuem completa infraestrutura para a realização de todas as etapas propostas neste projeto de mestrado.O grupo fez parte da Organização Mundial de Saúde (WHO, World Health Organization) como Centro de Referência Mundial em Química Medicinal para Doença de Chagas, e também do Programa Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia do MCT/MS/CNPq/FAPESP, como Instituto Nacional de Biotecnologia Estrutural e Química Medicinal em Doenças Infecciosas (INBEQMeDI), o que demonstra a qualidade do grupo na área de doenças infecciosas e a importância deste projeto dentro do contexto dessas iniciativas no combate às doenças tropicais de enorme impacto mundial.

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
Estudos computacionais da enzima N-miristoiltransferase de Plasmodium falciparum e seus inibidores como candidatos a agentes antimaláricos. 2017. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Física de São Carlos São Carlos.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.