Busca avançada
Ano de início
Entree

Dosimetria do laser de dióxido de carbono (CO2) para remoção de tatuagem de cor preta

Processo: 15/24459-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de março de 2016
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2018
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Cirurgia
Pesquisador responsável:Helio Plapler
Beneficiário:Fabio D Arienzo
Instituição-sede: Escola Paulista de Medicina (EPM). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus São Paulo. São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Tatuagem   Dosimetria   Laser   Lasers de gás

Resumo

Objetivo: Determinar os parâmetros de potência, energia e tempo que apresentem melhor aplicação ao Laser de Dióxido de Carbono contínuo para remoção de tatuagem de tinta Tribal Preta (Tribal Black). Justificativa: A recorrente utilização de salabrasão para retirar tatuagens (prática datada de 543 d.C) comprova a dificuldade nos avanços fundamentais neste campo. Estudos recentes da American Society for Dermatologic Surgery demonstraram que 5% da população global conserva ao menos uma tatuagem no corpo, sendo que 10% destes deseja a sua remoção por motivos diversos e, no entanto, a ausência de técnicas seguras faz com que se exponha a tais tratamentos de risco. Mediante estes dados, pesquisas para melhorias de Laser têm sido empregadas no campo da cirurgia visando a atual demanda por técnicas não invasivas e seguras. Método: 30 ratos Wistar passarão por antissepsia e tricotomia da região dorsal para realização de tatuagem quadrangular 2,2 cm x 2,2 cm com tinta tipo Starbrite Tribal Black 30mL com máquina Black Line BK 210 e agulha Black Line 07 MG. Após 4 meses mantidos em baixa/nula luminosidade, 3 grupos aleatórios serão feitos (G1, G2 e G3) de forma que todos sofrerão nova tricotomia, anestesia de Lidocaína 2% sem adrenalina 40 mg/kg (intraperitoneal) e antibioticoterapia com Amoxicilina 150 mg/kg (oral). Nesses 3 grupos serão aplicadas diferentes dosimetrias do Laser de CO2 contínuo especificadas no decorrer do trabalho com intervalos de 4 semanas até que algum grupo apresente resultado visual significativo ou que se completem 10 ciclos de aplicação do laser. Ao final, realizar-se-á exérese de 0,5cm x 2,0cm do centro da região estudada dos 3 grupos para análise morfológica e contagem de células, com subsequente análise estatística. Resultados Esperados: Espera-se que a dosimetria do Laser de CO2 com energia de 1,2J, potência de 10W e tempo de 0,12s apresente as melhores combinações para retirada da tinta com menos lesões na pele.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
D'ARIENZO, FABIO; COSTA DO BOMFIM, FERNANDO RUSSO; GONZALEZ SELLA, VALERIA REGINA; SIMOES, MANUEL DE JESUS; PLAPLER, HELIO. Dosimetry of a Carbon Dioxide Laser for Black Tattoo Removal in a Rat Model. Photomedicine and Laser Surgery, v. 36, n. 12 OCT 11 2018. Citações Web of Science: 1.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.