Busca avançada
Ano de início
Entree

Sistemática do raro gênero Stylochaeta (Gastrotricha:Dasydytidae) no Brasil

Processo: 15/25066-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de fevereiro de 2016
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2017
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Zoologia - Taxonomia dos Grupos Recentes
Pesquisador responsável:André Rinaldo Senna Garraffoni
Beneficiário:Axell Kou Minowa
Instituição-sede: Instituto de Biologia (IB). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:14/23856-0 - Reconstrução filogenética de Gastrotricha baseada em dados moleculares e morfológicos, AP.BTA.JP
Assunto(s):Filogenia   Água doce   Paulínia (SP)

Resumo

Gastrotricha são microinvertebrados aquáticos (com menos de 1 mm) e importantes componentes do bentos e fitofauna de habitats de água doce e marinho. Apesar do grande número de populações em distintos ambientes, este táxon não é muito estudado, possivelmente pelo seu diminuto tamanho e fragilidade de seus corpos, o que torna seu estudo difícil. O táxon é composto por mais de 750 espécies, tradicionalmente dividido em duas ordens Chaetonotida (majoritariamente de água doce) e Macrodasyida (majoritariamente marinha). O gênero Stylochaeta (Chaetonotida: Dasydytidae) possui apenas 4 espécies descritas e todas para a Europa. Durante coletas em lagos urbanos na cidade de Paulínia (SP) foi encontrado vários espécimes desse gênero. Dessa forma, o presente projeto pretende realizar a descrição desta espécie, provavelmente nova, além de construir uma hipótese filogenética para o gênero. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.