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A influência da cor na percepção visual de um produto: um estudo ergonômico

Processo: 15/23815-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de fevereiro de 2016
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2016
Área de conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Desenho Industrial - Desenho de Produto
Pesquisador responsável:Luis Carlos Pasquarella
Beneficiário:Ana Laura Alves
Instituição Sede: Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação (FAAC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Bauru. Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Ergonomia   Neurociências   Atividades cotidianas   Qualidade de vida   Percepção visual   Visão de cores   Embalagens   Coleta de dados   Análise socioeconômica
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:cor | Design Ergonômico | Embalagem | Neurociência | Percepção Visual | Ergonomia

Resumo

Durante a maior parte das Atividades da Vida Diária (AVD), o homem manipula diversos objetos como ferramentas, alças e embalagens para facilitar suas tarefas e com isso, melhorar suas atividades e, consequentemente, a qualidade de vida. O uso frequente e cotidiano de produtos envasados em diferentes tipos de embalagem, fez com que fosse agregada à sua função original, restrita inicialmente a armazenar, proteger e facilitar o transporte de alimentos e objetos, novas funções como: apresentar informações, identificar, auxiliar na divulgação e forma de uso um produto. O presente estudo tem como objetivo verificar e quantificar, por meio de atividades simuladas em laboratório, a influência da cor na percepção da forma de um produto de uso cotidiano. Para tanto, serão analisadas três diferentes embalagens (A, B e C) do mesmo segmento de produto. Para a coleta de dados, cada embalagem será investigada individualmente, contendo o produto em cores distintas (três cores - verde, vermelho e azul - para cada forma de embalagem). Adotar-se-á como critério de inclusão, o fato de a embalagem ser plástica e transparente, onde o produto fosse facilmente identificado. O produto será apresentado em sua embalagem original, porém sem o rótulo de identificação comercial. Esse procedimento deverá se repetir para cada uma das embalagens, totalizando nove combinações. Participarão do estudo sujeitos de duas faixas etárias: 18 a 29 e 30 a 55 anos de idade, sendo 50 de cada faixa etária, onde 25 sujeitos devem pertencer ao gênero masculino e 25 ao feminino, totalizando 100 sujeitos. Os resultados obtidos serão analisados estatisticamente, buscando a confirmação ou não da hipótese da influência da cor na forma de um produto/embalagem. Essa pesquisa inicial poderá contribuir para ampliar os conhecimentos sobre os mecanismos de percepção visual da cor e suas variáveis, como por exemplo, a idade dos sujeitos e/ou condição socioeconômica.

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