Desenvolvimento de um critério para previsão da resistência residual de estruturas...
- Auxílios pontuais (curta duração)
Processo: | 15/15221-8 |
Linha de fomento: | Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado |
Vigência (Início): | 01 de fevereiro de 2016 |
Vigência (Término): | 31 de março de 2016 |
Área do conhecimento: | Engenharias - Engenharia Aeroespacial - Estruturas Aeroespaciais |
Pesquisador responsável: | Volnei Tita |
Beneficiário: | Ricardo de Medeiros |
Instituição-sede: | Escola de Engenharia de São Carlos (EESC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil |
Assunto(s): | Método dos elementos finitos Análise experimental |
Resumo Os materiais compósitos combinam uma grande resistência e rigidez, com uma densidade relativamente baixa. Estes materiais podem, no entanto, exibir complexos tipos de dano, como fissuras transversais e delaminações. Estes cenários de danos podem influenciar severamente o desempenho de um componente estrutural. Assim, inspeções periódicas são necessárias para garantir a integridade de um componente aeronáutico durante a sua vida. Os métodos de controle atuais são frequentemente demorados, dispendiosos e exigem que os componentes possam ser facilmente acessíveis. Assim este projeto busca melhorar uma metodologia baseada na combinação de diferentes técnicas. Para isso, método baseado em vibração é utilizado para identificar e localizar globalmente o dano. Após, método ótico (Shearography Speckle) é utilizado para localizar localmente e estimar a extensão do dano. Por fim, um critério de resistência residual baseado em ensaios de flexão é utilizado para determinar a resistência residual. Assim, com objetivo de melhorar a metodologia proposta pelo candidato durante o seu doutorado, serão propostos e avaliados novos critérios de resistência residual, considerando ou não análises de incertezas geométricas nos modelos computacionais e análise de incertezas estatísticas nos resultados experimentais. Para avaliar as potencialidades e limitações da presente metodologia, a mesma será utilizada para elementos estruturais fabricados em material compósito, tais como: vigas, placas planas e/ou curvas. | |