Busca avançada
Ano de início
Entree

Aperfeiçoamento de uma metodologia desenvolvida para prever a resistência residual de estruturas de material compósito danificadas por carregamento de impacto

Processo: 15/15221-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de fevereiro de 2016
Vigência (Término): 31 de março de 2016
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Aeroespacial - Estruturas Aeroespaciais
Pesquisador responsável:Volnei Tita
Beneficiário:Ricardo de Medeiros
Instituição-sede: Escola de Engenharia de São Carlos (EESC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Método dos elementos finitos   Análise experimental

Resumo

Os materiais compósitos combinam uma grande resistência e rigidez, com uma densidade relativamente baixa. Estes materiais podem, no entanto, exibir complexos tipos de dano, como fissuras transversais e delaminações. Estes cenários de danos podem influenciar severamente o desempenho de um componente estrutural. Assim, inspeções periódicas são necessárias para garantir a integridade de um componente aeronáutico durante a sua vida. Os métodos de controle atuais são frequentemente demorados, dispendiosos e exigem que os componentes possam ser facilmente acessíveis. Assim este projeto busca melhorar uma metodologia baseada na combinação de diferentes técnicas. Para isso, método baseado em vibração é utilizado para identificar e localizar globalmente o dano. Após, método ótico (Shearography Speckle) é utilizado para localizar localmente e estimar a extensão do dano. Por fim, um critério de resistência residual baseado em ensaios de flexão é utilizado para determinar a resistência residual. Assim, com objetivo de melhorar a metodologia proposta pelo candidato durante o seu doutorado, serão propostos e avaliados novos critérios de resistência residual, considerando ou não análises de incertezas geométricas nos modelos computacionais e análise de incertezas estatísticas nos resultados experimentais. Para avaliar as potencialidades e limitações da presente metodologia, a mesma será utilizada para elementos estruturais fabricados em material compósito, tais como: vigas, placas planas e/ou curvas.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DOS SANTOS SOUZA, LUIZ FERNANDO; VANDEPITTE, DIRK; TITA, VOLNEI; DE MEDEIROS, RICARDO. Dynamic response of laminated composites using design of experiments: An experimental and numerical study. MECHANICAL SYSTEMS AND SIGNAL PROCESSING, v. 115, p. 82-101, JAN 15 2019. Citações Web of Science: 1.
DE MEDEIROS, RICARDO; VANDEPITTE, DIRK; TITA, VOLNEI. Structural health monitoring for impact damaged composite: a new methodology based on a combination of techniques. STRUCTURAL HEALTH MONITORING-AN INTERNATIONAL JOURNAL, v. 17, n. 2, p. 185-200, MAR 2018. Citações Web of Science: 3.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.