Busca avançada
Ano de início
Entree

Iluminação em ambiente de trabalho e sua influência no campo visual dos trabalhadores

Processo: 15/23213-5
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado
Vigência (Início): 11 de maio de 2016
Vigência (Término): 10 de fevereiro de 2017
Área do conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Arquitetura e Urbanismo - Tecnologia de Arquitetura e Urbanismo
Pesquisador responsável:Paulo Sergio Scarazzato
Beneficiário:Maíra Vieira Dias
Supervisor no Exterior: Scartezzini Jean-Louis
Instituição-sede: Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo (FEC). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Local de pesquisa : École Polytechnique Fédérale de Lausanne (EPFL), Suíça  
Vinculado à bolsa:12/08887-1 - Iluminação em ambiente industrial e sua influência no campo visual dos trabalhadores, BP.DR
Assunto(s):Iluminação   Ambiente de trabalho   Saúde do trabalhador   Absenteísmo

Resumo

O desempenho dos trabalhadores industriais tem relação direta com a saúde e fatores ligados ao ambiente de trabalho, como iluminação e taxas de absenteísmo; porém, tais relações ainda são pouco compreendidas. A luz interfere na satisfação com o trabalho e influencia importantes funções biológicas nos seres humanos. Maiores iluminâncias ao nível dos olhos podem aumentar a atividade, o estado de alerta e o bem-estar, desde que dentro de determinados limites. Entretanto, estudos recentes demonstram que apenas a iluminância vertical próxima ao olho humano vem sendo medida, enquanto o campo de visão está sendo ignorado. O objetivo desta pesquisa é verificar influências da distribuição de luminâncias e iluminâncias no campo visual de trabalhadores em um edifício industrial em Vinhedo/SP. Para tanto, uma versão brasileira derivada do dispositivo alemão "LuxBlick", será desenvolvida, o qual monitora características de luz ao nível dos olhos, através de sensores fotométricos acoplados à armação de óculos. Pôde-se avaliar os riscos de ofuscamento no campo visual mediante a técnica de imagens de Grande Alcance Dinâmico - High Dynamic Range (HDR). A avaliação foi feita com os funcionários dos postos de trabalho mais comprometidos pelas condições de iluminação, que utilizarão o dispositivo em questão. Para avaliar os possíveis impactos da luz no desempenho e bem-estar dos trabalhadores, questionários validados pela área médica para aferição do estado de saúde mental, sintomas depressivos e ansiedade, serão aplicados. Possível correlação entre influências dos sistemas de iluminação associadas à taxa de absenteísmo será investigada. Os resultados serão examinados considerando os aspectos qualitativos e quantitativos da iluminação, visto que uma melhor compreensão da correlação entre as características da iluminação e respostas psico-fisiológicas dos sujeitos proporcionarão maior confiabilidade a diagnósticos sobre a iluminação ambiental. Espera-se poder elaborar recomendações que, se aplicadas, resultem em ambientes fabris mais salubres, seguros e visualmente confortáveis. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MAÍRA VIEIRA DIAS; ALI MOTAMED; PAULO SERGIO SCARAZZATO; JEAN-LOUIS SCARTEZZINI. Dispositivo vestível para medição da iluminância pupilar. Ambient. constr., v. 19, n. 2, p. 129-143, Abr. 2019.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.