Busca avançada
Ano de início
Entree

Análise e modulação da metilação da H3K9 em células somáticas de bovinos

Processo: 15/25111-5
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de março de 2016
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2017
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Reprodução Animal
Pesquisador responsável:Flávio Vieira Meirelles
Beneficiário:Rafael Vilar Sampaio
Supervisor no Exterior: Pablo Juan Ross
Instituição-sede: Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos (FZEA). Universidade de São Paulo (USP). Pirassununga , SP, Brasil
Local de pesquisa : University of California, Davis (UC Davis), Estados Unidos  
Vinculado à bolsa:15/08807-6 - Metilação da H3K9 como regulador da memória epigenética na reprogramação nuclear de bovinos, BP.PD
Assunto(s):Biotecnologia da reprodução   Biologia molecular   Epigênese genética   Metilação   Histonas

Resumo

Os mecanismos epigenéticos são responsáveis por diversas funções celulares. Dentre eles, está a memória epigenética mantida durante a divisão celular. A consolidação desta informação é feita por estruturas químicas estáveis como a metilação do DNA e as modificações de histonas. O conhecimento destes mecanismos possibilita o desenvolvimento de diversas estudos, como a reprogramação nuclear, que é influenciada diretamente por estas marcas epigenéticas. Neste contexto, a metilação da H3K9 tem se mostrado como uma das principais barreiras no processo de remodelação nuclear. No entanto, pouco se sabe sobre o epigenoma de animais de interesse zootécnico. Por isso, o objetivo principal desta proposta é investigar os genes diretamente regulados pela metilação da H3K9, bem como modular o padrão destas modificações. Para isso elaboramos duas estratégias. A primeira consiste na identificação em fibroblastos fetais bovinos (ffb) de todos os genes regulados através da metilação da H3K9 por meio da análise por ChIP-seq utilizando os anticorpos anti-H3K9me2 e H3K9me3. Na segunda estratégia visamos alterar os níveis destas modificações nos ffbs. Para tal, as enzimas metiltransferases de histona (G9a e SUV39h1) serão silenciadas através da técnica de siRNA. Por último, os ffbs silenciados serão analisadas quanto aos níveis de H3K9me2, H3K9me3, 5mC e H3K27. Vale ressaltar que este BEPE será realizado no laboratório do Dr. Pablo J. Ross, que possui vasta experiência no campo da epigenética de animais de pecuária. Esta proposta é inovadora e esperamos com seu resultado gerar conhecimentos que poderão ser aplicados em diversas áreas. Além disso, o objetivo principal desta proposta é o treinamento e capacitação do candidato para a execução das diferentes técnicas e análises inovadoras. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BOGLIOTTI, YANINA SOLEDAD; WU, JUN; VILARINO, MARCELA; OKAMURA, DAIJI; SOTO, DELIA ALBA; ZHONG, CUIQING; SAKURAI, MASAHIRO; SAMPAIO, RAFAEL VILAR; SUZUKI, KEIICHIRO; BELMONTE, JUAN CARLOS IZPISUA; ROSS, PABLO JUAN. Efficient derivation of stable primed pluripotent embryonic stem cells from bovine blastocysts. PROCEEDINGS OF THE NATIONAL ACADEMY OF SCIENCES OF THE UNITED STATES OF AMERICA, v. 115, n. 9, p. 2090-2095, FEB 27 2018. Citações Web of Science: 26.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.