Busca avançada
Ano de início
Entree

Redefinindo os limites genéricos na subfamília Sarginae (Diptera: Stratiomyidae): a estranha fauna Afrotropical

Processo: 15/25736-5
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado
Vigência (Início): 01 de maio de 2016
Vigência (Término): 31 de julho de 2016
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Zoologia - Taxonomia dos Grupos Recentes
Pesquisador responsável:Dalton de Souza Amorim
Beneficiário:Diego Aguilar Fachin
Supervisor no Exterior: Martin Hauser
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Local de pesquisa : California Department of Food and Agriculture, Estados Unidos  
Vinculado à bolsa:14/05793-1 - Análise cladística da subfamília Sarginae Walker, 1834 (Diptera: Stratiomyidae), BP.DR
Assunto(s):Zoologia (classificação)   Diptera

Resumo

A família Stratiomyidae é um grupo morfologicamente e ecologicamente diversificado de moscas braquíceras, que apesar de ter espécies grandes e coloridas, ainda pode ser considerada uma família pouco estudada. Um dos aspectos mais problemáticos da taxonomia da subfamília Sarginae é a sua fauna Afrotropical que é muito pouco conhecida e estudada. Uma filogenia robusta e uma taxonomia sólida de Sarginae - em estudo no projeto de doutoramento "Análise Cladística da subfamília Sarginae" - em grande medida dependerão da investigação dos táxons do Velho Mundo, especialmente os da fauna Afrotropical. O projeto BEPE aqui proposto aborda particularmente o problema da taxonomia dos gêneros afrotropicais de Sarginae, com um estudo da coleção de Sarginae do California State Collection of Arthropods, Sacramento, California, United States (CSCA) do California Department of Food and Agriculture (CDFA). Este projeto irá ajudar a resolver grande parte dos problemas filogenéticos e taxonômicos que estão sendo em andamento no projeto de doutorado, já que a maioria dos gêneros afrotropicais de Sarginae não são bem delimitados e suas posições na subfamília não são claras. O principal objetivo deste estudo é a redelimitação dos gêneros afrotropicais de Sarginae, incluindo redescrições detalhadas e ilustrações das espécies da região. Como subproduto, o projeto irá fornecer caracteres informativos que ajudarão na análise filogenética da subfamília do projeto de doutorado em andamento. O desenvolvimento de uma chave de identificação para todos os gêneros de Sarginae construída no programa Lucid também faz parte dos objetivos deste projeto. A chave, além de ser particularmente útil para especialistas em todo o mundo, também irá ajudar na inserção desses gêneros em uma compreensão mais global da subfamília. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
HAUSER, MARTIN; WOODLEY, NORMAN E.; FACHIN, DIEGO A. Taxonomic changes in African Stratiomyidae (Diptera). Zootaxa, v. 4263, n. 1, p. 72-96, MAY 8 2017. Citações Web of Science: 1.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.