Busca avançada
Ano de início
Entree

Análise morfológica e morfométrica-estereológica de testículos irradiados versus o potencial efeito protetor de inibidores do sistema renina-angiotensina

Processo: 15/11843-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de janeiro de 2016
Vigência (Término): 30 de novembro de 2016
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Morfologia - Embriologia
Pesquisador responsável:Maria Angélica Spadella
Beneficiário:Isabela Fernandes Jorge
Instituição-sede: Faculdade de Medicina de Marília (FAMEMA). Secretaria de Desenvolvimento Econômico (São Paulo - Estado). Marília , SP, Brasil
Assunto(s):Radiação ionizante   Morfometria   Estresse oxidativo   Testículo

Resumo

A radioterapia representa uma das modalidades mais comum e fundamental para o tratamento do câncer. Contudo, a radiação ionizante causa efeitos deletérios importantes nos tecidos, os quais decorrem particularmente do estresse oxidativo, fenômeno este em que há evidências da participação do sistema renina angiotensina (SRA). A ação da radiação nos testículos pode afetar significativamente a capacidade de reprodução e ainda ser causa de azoospermia temporária, prolongada ou até mesmo definitiva. Considerando a presença de um SRA intrínseco no sistema genital masculino, onde participa de diversos processos fisiológicos como a espermatogênese, torna-se relevante investigar se inibidores do SRA assumem papel de moduladores deste sistema, diminuindo o estresse oxidativo e, consequentemente, prevenindo os efeitos da radiação sobre os tecidos reprodutivos, visto que sua efetividade na prevenção do desenvolvimento ou na atenuação dos danos celulares foi evidenciada em outros tecidos irradiados.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MANSANO, NAIRA DA SILVA; JORGE, ISABELA FERNANDES; CHIES, AGNALDO BRUNO; VIANI, GUSTAVO ARRUDA; SPADELLA, MARIA ANGELICA. Effects of telmisartan and losartan on irradiated testes. Life Sciences, v. 194, p. 157-167, FEB 1 2018. Citações Web of Science: 4.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.