Busca avançada
Ano de início
Entree

Evolução dos aracnídeos da ordem Opiliones na Floresta Atlântica brasileira: uma abordagem em nível de populações até níveis taxonômicos elevados (Arachnida, Opiliones, Gonyleptidae)

Processo: 15/25325-5
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Pesquisa
Vigência (Início): 29 de junho de 2016
Vigência (Término): 01 de março de 2017
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Zoologia - Taxonomia dos Grupos Recentes
Pesquisador responsável:Ricardo Pinto da Rocha
Beneficiário:Ricardo Pinto da Rocha
Anfitrião: Gonzalo Giribet
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Local de pesquisa : Harvard University, Cambridge, Estados Unidos  
Vinculado ao auxílio:13/50297-0 - Dimensions US-BIOTA São Paulo: integrando disciplinas para a predição da biodiversidade da Floresta Atlântica no Brasil, AP.BTA.TEM
Assunto(s):Filogeografia   Análise cladística   Aracnídeos

Resumo

O sequenciamento de última geração (NGS) gera uma biblioteca enorme de sequências pequenas, ao invés de uma única sequência, que pode ter muitos pares de bases, como no método Sanger. Talvez, o maior impacto da NGS em biogeografia/filogeografia seja na sua capacidade para ajudar a identificar e localizar os condutores da divergência evolutiva das espécies, expansão populacional e persistência em determinados ambientes. A superfamília Gonyleptoidea ainda não foi estudada, tanto do ponto de vista do relacionamento entre grupos como de populações de uma mesma espécie (filogeografia), com o uso de NGS. O Museum of Comparative Zoology (MCZ) foi escolhido pela vanguarda no uso de diferentes técnicas de NGS e pelas bibliotecas genômicas de aracnídeos. A oportunidade de um estágio BPE no MCZ trará não só grandes benefícios para o bolsista, pelo aprendizado de novas técnicas que ainda são incipientes no Brasil, como para o projeto temático pela obtenção de grande quantidade de dados. O conhecimento entre os clados dentro de Gonyleptoidea ainda é incipiente. Os estudos com filogeografia de opiliões, publicados ou em andamento, tem mostrado que os dados mitocondriais tem sido muito mais informativos do que os nucleares estudados até o momento. No entanto, o esforço em tempo e dinheiro para obtenção de novos marcadores é muito grande. Portanto, o sequenciamento em NGS poderá superar estas dificuldades facilmente e trazer resultados muito mais consistentes que os baseados em poucos marcadores. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ESPOSITO, LAUREN A.; YAMAGUTI, HUMBERTO Y.; SOUZA, CLAUDIO A.; PINTO-DA-ROCHA, RICARDO; PRENDINI, LORENZO. SYSTEMATIC REVISION OF THE NEOTROPICAL CLUB-TAILED SCORPIONS, PHYSOCTONUS, RHOPALURUS, AND TROGLORHOPALURUS, REVALIDATION OF HETEROCTENUS, AND DESCRIPTIONS OF TWO NEW GENERA AND THREE NEW SPECIES (BUTHIDAE: RHOPALURUSINAE). Bulletin of the American Museum of Natural History, n. 415, p. 1-134, JUN 2017. Citações Web of Science: 7.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.