Busca avançada
Ano de início
Entree

Estabelecimento de perfil de miRNA de macrófagos murinos incfetados por Leishmania (L.) amazonensis

Processo: 15/25942-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de março de 2016
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2017
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Parasitologia - Protozoologia de Parasitos
Pesquisador responsável:Lucile Maria Floeter-Winter
Beneficiário:Stephanie Maia Acuna
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Fisiologia animal   Leishmania mexicana   Arginase   Óxido nítrico sintase   Arginina   Macrófagos   MicroRNAs   Camundongos

Resumo

O projeto está baseado na hipótese de que a Leishmania (Leishmania) amazonensis é capaz de alterar a expressão de microRNAs (miRNA) e consequentemente de mRNAs da via de produção de poliaminas de macrófagos infectados. Resultados preliminares apontam para miRNAs/mRNAs envolvidos no metabolismos de L-arginina, essenciais para a sobrevivência do parasita, em contraponto à via de produção de óxido nítrico (NO), que mata o parasita. Desse modo, a alteração na expressão de alguns miRNAS do macrófago, envolvidos no controle pós-transcricional da óxido nítrico sintase 2 (NOS2) auxiliaria na manutenção do parasita no vacúolo parasitóforo, como um dos meios de subverter a resposta imune do hospedeiro. A composição de miRNAs em processos infecciosos causados por bactérias e vírus, assim como de células cancerígenas, vem sendo intensamente estudada nos últimos anos, mas a composição de miRNAs durante a infecção por Leishmania começou a ser estudada recentemente. Este projeto tem como objetivo central avaliar as alterações na composição de microRNAs/mRNAs em macrófagos murinos infectados por L. (L.) amazonensis de camundongos C57BL/6 selvagens (WT) e nocautes para NOS2 (NOS2-/-) e suas implicações na regulação de vias relacionadas ao metabolismo da L-arginina para produção de poliaminas ou NO pelo hospedeiro e pelo parasita para o estabelecimento da infecção.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MUXEL, SANDRA M.; AOKI, JULIANA I.; FERNANDES, JULIANE C. R.; LARANJEIRA-SILVA, MARIA F.; ZAMPIERI, RICARDO A.; ACUNA, STEPHANIE M.; MULLER, KARL E.; VANDERLINDE, RUBIA H.; FLOETER-WINTER, LUCILE M. Arginine and Polyamines Fate in Leishmania Infection. FRONTIERS IN MICROBIOLOGY, v. 8, JAN 15 2018. Citações Web of Science: 12.
ACUNA, STEPHANIE MAIA; AOKI, JULIANA IDE; LARANJEIRA-SILVA, MARIA FERNANDA; ZAMPIERI, RICARDO ANDRADE; RIBEIRO FERNANDES, JULIANE CRISTINA; MUXEL, SANDRA MARCIA; FLOETER-WINTER, LUCILE MARIA. Arginase expression modulates nitric oxide production in Leishmania (Leishmania) amazonensis. PLoS One, v. 12, n. 11 NOV 14 2017. Citações Web of Science: 10.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.