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Consumidores céticos: a relação entre a lateralidade da mensagem e o ceticismo

Processo: 15/20050-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de fevereiro de 2016
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2017
Área de conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Administração - Administração de Empresas
Pesquisador responsável:José Mauro da Costa Hernandez
Beneficiário:Maria Paula Veronezi Strano
Instituição Sede: Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Marketing   Propaganda   Campanhas publicitárias   Comportamento do consumidor   Ceticismo   Lateralidade
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Ceticismo | Comportamento do consumidor | Mensagem Bilateral | Marketing

Resumo

O objetivo deste estudo é avaliar o efeito do ceticismo do consumidor sobre a lateralidade da mensagem nas propagandas e a relevância dos atributos utilizados na construção da mensagem bilateral. É esperado que consumidores com altos níveis de ceticismo façam avaliações mais negativas de propagandas unilaterais do que consumidores com baixos níveis de ceticismo. Espera-se também que consumidores com altos níveis de ceticismo avaliem melhor propagandas que utilizam mensagens bilaterais com atributos negativos relevantes enquanto que o consumidor cético fará avaliações mais negativas das mensagens bilaterais com atributos irrelevantes do que as unilaterais. As hipóteses serão testadas por meio de 2 experimentos. Serão utilizadas como estímulo marcas reais, porém desconhecidas do público alvo da pesquisa. O estudo contribui tanto para a literatura sobre ceticismo do consumidor em relação à propagandas quanto para a literatura sobre lateralidade das mensagens publicitárias.

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Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DA COSTA HERNANDEZ, JOSE MAURO; MARQUES DA COSTA FILHO, MURILO CARRAZEDO; VERONEZI STRANO, MARIA PAULA. When transparency pays off: Enticing sceptical consumers with two-sided advertising. INTERNATIONAL JOURNAL OF CONSUMER STUDIES, v. 47, n. 1, p. 17-pg., . (15/20050-8, 18/24593-4)