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Consumidores céticos: a relação entre a lateralidade da mensagem e o ceticismo

Processo: 15/20050-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de fevereiro de 2016
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2017
Área do conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Administração - Administração de Empresas
Pesquisador responsável:José Mauro da Costa Hernandez
Beneficiário:Maria Paula Veronezi Strano
Instituição-sede: Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Marketing   Propaganda   Campanhas publicitárias   Comportamento do consumidor   Ceticismo   Lateralidade

Resumo

O objetivo deste estudo é avaliar o efeito do ceticismo do consumidor sobre a lateralidade da mensagem nas propagandas e a relevância dos atributos utilizados na construção da mensagem bilateral. É esperado que consumidores com altos níveis de ceticismo façam avaliações mais negativas de propagandas unilaterais do que consumidores com baixos níveis de ceticismo. Espera-se também que consumidores com altos níveis de ceticismo avaliem melhor propagandas que utilizam mensagens bilaterais com atributos negativos relevantes enquanto que o consumidor cético fará avaliações mais negativas das mensagens bilaterais com atributos irrelevantes do que as unilaterais. As hipóteses serão testadas por meio de 2 experimentos. Serão utilizadas como estímulo marcas reais, porém desconhecidas do público alvo da pesquisa. O estudo contribui tanto para a literatura sobre ceticismo do consumidor em relação à propagandas quanto para a literatura sobre lateralidade das mensagens publicitárias.