Busca avançada
Ano de início
Entree

Produção vocal de crianças e adolescentes deficientes auditivos e seus pares ouvintes

Processo: 15/20853-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de janeiro de 2016
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2016
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Fonoaudiologia
Pesquisador responsável:Eliane Maria Carrit Delgado-Pinheiro
Beneficiário:Jéssica Caroline Bonbonati
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Marília. Marília , SP, Brasil
Assunto(s):Audiologia educacional   Deficiência auditiva   Crianças e adolescentes   Perda auditiva   Implante da cóclea   Processos terapêuticos   Avaliação audiológica   Técnica vocal   Estudos transversais
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:implante coclear | perda auditiva | qualidade vocal | Audiologia Educacional

Resumo

Atualmente as crianças deficientes auditivas tem possibilidade de acesso precocemente aos sons de fala, por meio de diagnóstico precoce e recursos tecnológicos. Assim, é possível que o impacto da perda da audição seja minimizado. Entre os fatores de impacto que podem ser atenuados está a qualidade vocal. Conhecer cada vez mais os aspectos que envolvem a comunicação das crianças deficientes auditivas, entre eles a qualidade vocal, possibilitará num processo terapêutico cada vez mais aprimorado. Os objetivos do estudo serão: Avaliar as características vocais de crianças e adolescentes deficientes auditivos usuários de Implante Coclear ou Aparelho de Amplificação Sonora Individual e estabelecer relação com seus pares ouvintes; e relacionar o desenvolvimento da função auditiva e as características vocais. Esta pesquisa possui característica transversal. Este estudo terá a participação de 2 grupos: Grupo 1, crianças deficientes auditivas e Grupo 2, crianças ouvintes. Será realizada a Avaliação Audiológica, Avaliação do Comportamento Auditivo e a Análise da Qualidade Vocal de ambos os grupos. Serão utilizados os procedimentos: Avaliação Audiológica, Escala de Integração Auditiva Significativa para Crianças Pequenas, - IT-MAIS, Escala de Integração Auditiva Significativa- MAIS. Também será utilizado o programa Multi Dimensional Voice Program - MDVP da Key- Pentax para a análise dos parâmetros frequência fundamental e será realizada a avaliação perceptivo auditiva da voz. Os dados serão apresentados de forma descritiva e serão aplicados testes estatísticos para verificara relevância dos achados.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ELIANE MARIA CARRIT DELGADO-PINHEIRO; JÉSSICA CAROLINE BONBONATI; FLÁVIA RODRIGUES DOS SANTOS; ELIANA MARIA GRADIM FABRON. Voz de crianças e adolescentes deficientes auditivos e pares ouvintes: influência da percepção auditiva da fala na produção vocal. CoDAS, v. 32, n. 4, . (15/20853-3)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.