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Privacidade e marketing: uma discussão ética sobre as políticas de proteção de dados no Brasil e na Inglaterra

Processo: 15/25771-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de março de 2016
Vigência (Término): 30 de setembro de 2016
Área do conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Comunicação - Teoria da Comunicação
Pesquisador responsável:Luiz Peres Neto
Beneficiário:André Kupfermann Rodarte
Instituição-sede: Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Privacidade   Ética (filosofia)   Consumo

Resumo

A apropriação de informações pessoais por corporações com fins de marketing é alvo de constante debate, cujos principais eixos encontram-se na intersecção entre ética, comunicação e consumo. Haja vista as ferramentas de monitoramento disponíveis no ambiente digital, amplamente utilizadas no desenho e implementação de planos mercadológicos, este trabalho propõe investigar algumas das principais implicações e desafios éticos relacionados com os limites morais - e por vezes legais - que os profissionais de marketing encontram para a construção de campanhas de comunicação e marketing. Tal estudo se mostra fértil por problematizar alguns aspectos que se encontram em recentes iniciativas legislativas para a regulamentação da proteção de dados pessoais no Brasil. A partir de entrevistas em profundidade com profissionais de marketing brasileiros, será analisada a fundamentação moral dos discursos desses atores. No tocante ao referencial teórico, trabalharemos com autores cujos estudos abrangem a vigilância, privacidade e a cibercultura - tais como Fernanda Bruno, André Lemos, Sérgio Amadeu da Silveira e Eugênio Trivinho -, do campo da filosofia moral - destacam-se Hannah Arendt, Adela Cortina, Marilena Chauí e Renato Janine Ribeiro - e, por fim, autores que problematizam questões atinentes aos estudos do discurso em comunicação e/ou o consumo - Maria Aparecida Baccega, Everardo Rocha, Adilson Citelli e Luiz Peres-Neto. (AU)