Busca avançada
Ano de início
Entree

A liderança do enfermeiro e sua relação com o ambiente de trabalho hospitalar

Processo: 15/16849-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de dezembro de 2015
Vigência (Término): 30 de novembro de 2016
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Enfermagem
Pesquisador responsável:Alexandre Pazetto Balsanelli
Beneficiário:Daiane Rossi David
Instituição-sede: Escola Paulista de Enfermagem (EPE). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus São Paulo. São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Administração em enfermagem   Enfermeiros   Técnicos de enfermagem   Liderança   Ambiente de trabalho   Relatos de casos   Análise do comportamento   São Paulo (SP)

Resumo

Este projeto de pesquisa tem por objetivo: 1-) analisar o ambiente de trabalho do enfermeiro nos diversos setores de um hospital considerando: autonomia, controle, relações entre médicos e enfermeiros e suporte organizacional; 2-) verificar o estilo de liderança ideal, segundo a percepção do enfermeiro, e o real de acordo com a avaliação de um dos seus liderados; 3-) correlacionar as variáveis ambiente de trabalho e liderança real. Será um estudo correlacional realizado num hospital geral, de ensino e de grande porte, localizado na zona sul do município de São Paulo, SP, Brasil. Todas as unidades da instituição que possuem equipe de enfermagem serão investigadas. A população constituir-se-á de enfermeiros, técnicos e auxiliares que tenham no mínimo seis meses de atuação profissional. Os enfermeiros serão abordados sobre a finalidade do estudo. Em seguida, sortearão um liderado de sua equipe que será consultado. Assim, serão formadas duplas considerando a percepção do enfermeiro sobre o comportamento ideal para a liderança e o que de fato o técnico em Enfermagem por ele sorteado avaliará como sendo real na perspectiva da performance deste enfermeiro como seu líder imediato. Serão entregues aos enfermeiros, num envelope, três instrumentos de coleta de dados: 1-) caracterização; 2-) Nursing Work Index Revised versão para a língua portuguesa validada (B-NWI-R) e 3-) Grid & Liderança em Enfermagem: comportamento ideal. Os técnicos em Enfermagem sorteados também receberão um envelope contendo: 1-) o mesmo instrumento de caracterização descrito acima; 2-) Grid & Liderança em Enfermagem: comportamento real. Os dados serão coletados no período de outubro a dezembro de 2015. Os resultados serão analisados por meio de estatística descritiva, alpha de conbrach, teste t de Student, Wilcoxon e ANOVA.