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Gerenciamento distribuído de informação em redes sociais veiculares

Processo: 15/25588-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de março de 2016
Vigência (Término): 30 de novembro de 2019
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Ciência da Computação - Sistemas de Computação
Pesquisador responsável:Leandro Aparecido Villas
Beneficiário:Ademar Takeo Akabane
Instituição-sede: Instituto de Computação (IC). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):16/24454-9 - Agregação de dados em VANETs, BE.EP.DR
Assunto(s):Redes de computadores   Redes sociais

Resumo

As redes sociais veiculares são uma solução promissora para combater o problema de congestionamento dos grandes centros urbanos. Entretanto, o emprego desse tipo de rede traz novos desafios desde a implementação dos protocolos de roteamento ciente das caracterísitcas sociais até a elaboração das arquiteturas. Além disso, aplicações de redes sociais veiculares devem considerar todos os desafios das redes veiculares, além de diversos requisitos de usuários que podem variar de acordo com a sua localização, tempo de conexão e situações de tráfego. Neste contexto, este projeto de pesquisa visa propor um sistema descentralizado que possa minimizar ou amenizar o problema de congestionamento com o emprego das redes sociais veiculares como prova de conceito. O sistema permitirá disseminar informações por meio das redes veiculares com base na informação de contexto dos usuários. As informações de contexto em uma redes sociais veiculares refere-se à informação relacionada com as características e as situações específicas dos usuários como: localização, tempo de conexão, interesse de conteúdo, preferências nas interações, condição do ambiente, estado atual da rede. Para tanto, soluções com base na técnica semântica será empregado para representar a informação de contexto dos usuários, bem como solução de agregação e consolidação de dados com intuito de diminuir o tráfego da rede e aumentar a qualidade da informação trafegada. Além disso, pretende-se propor mecanismos de incentivo dos usuários na adoção das redes sociais veiculares, uma vez que a participação dos usuários é fundamental para a existência desse tipo de rede.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
AKABANE, ADEMAR T.; IMMICH, ROGER; BITTENCOURT, LUIZ F.; MADEIRA, EDMUNDO R. M.; VILLAS, LEANDRO A. Towards a distributed and infrastructure-less vehicular traffic management system. COMPUTER COMMUNICATIONS, v. 151, p. 306-319, FEB 1 2020. Citações Web of Science: 0.
AKABANE, ADEMAR TAKEO; IMMICH, ROGER; PAZZI, RICHARD WENNER; MAURO MADEIRA, EDMUNDO ROBERTO; VILLAS, LEANDRO APARECIDO. Exploiting Vehicular Social Networks and Dynamic Clustering to Enhance Urban Mobility Management. SENSORS, v. 19, n. 16 AUG 20 2019. Citações Web of Science: 0.
AKABANE, ADEMAR T.; IMMICH, ROGER; PAZZI, RICHARD W.; MADEIRA, EDMUNDO R. M.; VILLAS, LEANDRO A. Distributed Egocentric Betweenness Measure as a Vehicle Selection Mechanism in VANETs: A Performance Evaluation Study. SENSORS, v. 18, n. 8 AUG 2018. Citações Web of Science: 4.

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