Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito do envelhecimento e da doença de Parkinson sobre a atividade do córtex cerebral durante o andar: associação com cognição e amostragem visual

Processo: 16/00518-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 11 de julho de 2016
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2017
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Educação Física
Pesquisador responsável:Lilian Teresa Bucken Gobbi
Beneficiário:Rodrigo Vitório
Supervisor: Lynn Rochester
Instituição Sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Rio Claro. Rio Claro , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: Newcastle University, Inglaterra  
Vinculado à bolsa:14/22308-0 - Efeitos da Doença de Parkinson sobre medidas de eletroencefalografia durante o andar livre e a ultrapassagem de obstáculo, BP.PD
Assunto(s):Envelhecimento   Comportamento motor   Locomoção   Doença de Parkinson
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Doença de Parkinson | Envelhecimento | fNIRS | locomoção | Comportamento Motor

Resumo

Introdução: Para manter um estilo de vida independente, nós frequentemente temos que navegar em ambientes complexos e perigosos que apresentam desafios visuais, cognitivos e motores. A capacidade de visualmente perceber, cognitivamente processar e formular planos locomotores apropriados para a navegação pode ser comprometida tanto pelo envelhecimento como pela presença de doenças neurodegenerativas, como a doença de Parkinson (DP). Mais recursos atencionais são requeridos em situações de tarefas múltiplas e de andar adaptativo/complexo (tais como a negociação com obstáculos e o andar com dicas) e, como esperado, maior atividade cortical é observada com o aumento da demanda cognitiva e sensorial. Episódios de freezing do andar (FOG) estão associados com o andar inseguro e com reduzida atividade no córtex parietal. A implementação de dicas externas podem tanto melhorar como agravar os episósios de FOG, dependendo da condição do andar e da modalidade da dica. Nosso conhecimento sobre os correlatos neurais e as vias subjacentes ao andar humano é limitado. Investigar as conexões envolvidas e as mudanças que ocorrem com o envelhecimento e patologias é essencial para: compreender as mudanças na mobilidade; apropriadamente adequar modificações ambientais; e aumentar a efetividade de terapias e intervenções. Os objetivos deste projeto de pesquisa são: (i) investigar os efeitos do envelhecimento e da DP (com e sem FOG) sobre a atividade do córtex cerebral durante o andar complexo; (ii) melhor compreender a interação entre atividade cortical, amostragem visual e recursos cognitivos durante o andar em situações complexas. Métodos: Os seguintes participantes serão recrutados: 15 adultos jovens, 15 idosos sadios e 15 pacientes com DP (com e sem FOG). Todos os participantes serão convidados a visitar a Clinical Ageing Research Unit para uma única sessão durante a qual um conjunto de medidas demográficas, clínicas (apenas para os pacientes com DP), visuais e cognitivas serão obtidas. Nós avaliaremos: (i) a atividade do córtex cerebral usando espectroscopia funcional de infravermelho próximo; (ii) o comportamento do olhar usando eye tracker portátil; e (iii) o comportamento do andar usando câmeras de alta velocidade do sistema Vicon. Os dados serão coletados em três condições de andar: andar regular (sem obstáculos); ultrapassagem de obstáculos e andar com implementação de dicas externas (auditivas e visuais).

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
VITORIO, RODRIGO; STUART, SAMUEL; GOBBI, LILIAN T. B.; ROCHESTER, LYNN; ALCOCK, LISA; PANTALL, ANNETTE. Reduced Gait Variability and Enhanced Brain Activity in Older Adults With Auditory Cues: A Functional Near-Infrared Spectroscopy Study. NEUROREHABILITATION AND NEURAL REPAIR, v. 32, n. 11, p. 976-987, . (16/00518-8)
VITORIO, R.; STUART, S.; ROCHESTER, L.; ALCOCK, L.; PANTALL, A.. fNIRS response during walking - Artefact or cortical activity? A systematic review. NEUROSCIENCE AND BIOBEHAVIORAL REVIEWS, v. 83, p. 160-172, . (16/00518-8)
ALCOCK, LISA; VITORIO, RODRIGO; STUART, SAMUEL; ROCHESTER, LYNN; PANTALL, ANNETTE. Faster Walking Speeds Require Greater Activity from the Primary Motor Cortex in Older Adults Compared to Younger Adults. SENSORS, v. 23, n. 15, p. 23-pg., . (16/00518-8)