Busca avançada
Ano de início
Entree

Prospecção de genes associados ao metabolismo de xilose em leveduras isoladas de insetos-praga e expressão funcional em linhagens industriais de Saccharomyces cerevisiae

Processo: 15/05578-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2016
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2017
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Genética - Genética Molecular e de Microorganismos
Pesquisador responsável:Gonçalo Amarante Guimarães Pereira
Beneficiário:Guilherme Borelli
Instituição-sede: Instituto de Biologia (IB). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Etanol

Resumo

A instabilidade comercial e o uso ecologicamente custoso dos subprodutos do petróleo são os principais motivadores para o aumento de pesquisas na área de produção de biocompostos. A produção de etanol a partir do bagaço de cana, o etanol de segunda geração (2G), surge como alternativa. As cepas utilizadas industrialmente para produção de etanol no Brasil, no entanto, não consomem as principais pentoses presentes no bagaço de cana. Apesar das diversas tentativas para a obtenção de cepas que consumam esses açúcares, não foram obtidas linhagens com performance satisfatória em escala industrial até o momento. Os genes que serão explorados neste trabalho apresentam-se como alternativas viáveis para a resolução deste entrave. Por meio da prospecção por genes do catabolismo de xilose e de transportadores eficientes para expressão em linhagens industriais, espera-se obter uma cepa com alta performance na produção de etanol. Esses genes serão prospectados em um banco de leveduras consumidoras de xilose, previamente construído. Algumas linhagens que apresentam alta taxa de assimilação de xilose presentes no banco e sem genoma publicado, terão o genoma sequenciado para a obtenção dos genes de interesse. Por fim, os genes isolados serão expressos em cepas industriais de Saccharomyces cerevisiae com objetivo de produzir etanol 2G. Adicionalmente, será realizada a caracterização fisiológica de algumas leveduras do banco por meio de ensaios fermentativos com xilose e hidrolisado obtido de biomassa lignocelulósica, com objetivo de encontrar uma plataforma robusta de produção de químicos renováveis, o que é de grande interesse industrial.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BORELLI, GUILHERME; FIAMENGHI, MATEUS BERNABE; DOS SANTOS, LEANDRO VIEIRA; CARAZZOLLE, MARCELO FALSARELLA; GUIMARAES PEREIRA, GONCALO AMARANTE; JOSE, JULIANA. Positive Selection Evidence in Xylose-Related Genes Suggests Methylglyoxal Reductase as a Target for the Improvement of Yeasts' Fermentation in Industry. GENOME BIOLOGY AND EVOLUTION, v. 11, n. 7, p. 1923-1938, JUL 2019. Citações Web of Science: 1.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.