Busca avançada
Ano de início
Entree

Diversidade e evolução da composição química da cutícula em formigas cortadeiras (Formicidae: Attini: Atta-Genus group)

Processo: 15/17358-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de fevereiro de 2016
Vigência (Término): 06 de fevereiro de 2020
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Ecologia - Ecologia Teórica
Pesquisador responsável:Fábio Santos do Nascimento
Beneficiário:Diego Santana Assis
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):17/18974-2 - Co-evolução dos hidrocarbonetos cuticulares de formigas do grupo Attina e compostos químicos dos seus fungus simbióticos, BE.EP.DR
Assunto(s):Hidrocarbonetos cuticulares   Ecologia química   Evolução animal   Formigas cortadeiras

Resumo

O mecanismo de distinção entre companheiras e não companheiras de ninho é o principal fator para o sucesso ecológico dos insetos sociais. Insetos sociais se utilizam de um elegante sistema de reconhecimento de coespecíficos, por meio dos hidrocarbonetos cuticulares (HC). Estes HC são espécie específicos e altamente discriminantes. Essa alta especificidade tem sido utilizada como uma ferramenta a mais na taxonomia, para construção de árvores filogenéticas e para estudos de biodiversidade. Além disso, diversos autores têm utilizado os HC para fortalecer seus resultados e corroborar dados genéticos e morfológicos, para estudos de diversidade e taxonomia. Os objetivos deste trabalho são: (1) analisar a diversidade química dos HC, (2) montar a árvore filogenética do grupo Atta-genus, através da utilização dos HC, (3) testar a congruência entre resultados filogenéticos obtidos pela análise de perfis de HCs e análises de dados morfológicos e moleculares disponíveis na literatura. (4) Analisar a variação dos HC presentes nos gêneros coletados nos biomas, por meio da identificação dos fatores que mais influenciam na composição química dos HC nestes locais. (5) Contribuir para o entendimento da diversidade e evolução do reconhecimento de formigas do grupo Atta-genus. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ASSIS, D. S.; MORRIS, S.; NASCIMENTO, F. S. ``Empty spaces `Where' we are living for{''} - First record of Dinoponera quadriceps reusing nests of Atta sexdens. Sociobiology, v. 64, n. 1, p. 130-132, MAR 2017. Citações Web of Science: 1.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.