Resumo
Dentre as classes de palavras tradicionalmente reconhecidas, a das interjeições é certamente aquela menos estudada, e por isso contamos ainda com definições vagas nas gramáticas e em vários estudos linguísticos que, em geral, se resumem a uma lista de palavras cuja função é "expressar sentimentos e emoções". Tal definição não apenas diz muito pouco sobre essa classe, mas está equivocada, pois (I) há outras palavras que também expressam sentimentos e emoções, e (II) nem todas as interjeições têm como função expressar sentimentos e emoções. É justamente devido a essa escassez de estudos e a algumas concepções equivocadas sobre os itens dessa classe, aliado à sua grande produtividade, que realizamos, entre 2014 e 2015, uma iniciação científica com a FAPESP (processo número 2014/05053-8; Teixeira, 2014, 2015). Portanto, com base nos resultados adquiridos no projeto anterior que propomos uma nova perspectiva teórica sobre esses itens. Neste sentindo iremos explorar o trabalho de Predelli (2013), que tem como horizonte estudos sobre os contextos de uso das interjeições e outros itens que são denominados de expressivos. A análise do autor explora de modo interessante e muito bem articulada a ideia de restrições aplicadas a contextos de uso, uma ideia que temos como objetivo investigar e contrastar com nossa proposta sobre esses itens que elaboramos no projeto anterior. Ao fazermos uma exploração sobre esse assunto, garantimos um refinamento da interpretação das interjeições, aumentando o escopo das teorias formais sobre o significado em língua natural. E, ao mesmo, aumentaremos nosso conhecimento sobre as interjeições em PB e seu funcionamento, um assunto que somente começou a ser explorado.
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