Busca avançada
Ano de início
Entree

Influência de Lactobacillus reuteri sobre infecção com Porphyromonas gingivalis em modelo de invertebrado

Processo: 15/13561-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de março de 2016
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2016
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia
Pesquisador responsável:Ana Lia Anbinder
Beneficiário:Marianna Nanni Batalha
Instituição-sede: Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de São José dos Campos. São José dos Campos , SP, Brasil
Assunto(s):Galleria mellonella   Lactobacillus reuteri   Porphyromonas gingivalis   Doenças periodontais   Probióticos

Resumo

A doença periodontal é uma inflamação crônica multifatorial, que tem como fatores etiológicos a instalação e acúmulo de bactérias Gram-negativas como Porphyromonas gingivalis, associados à susceptibilidade do hospedeiro. Novas terapias têm sido testadas, com foco principal na modulação da resposta do hospedeiro e estudos recentes mostram que alguns probióticos, como o Lactobacillus reuteri, são benéficos na saúde oral, reduzindo indicadores de doença periodontal. O objetivo deste estudo é analisar os efeitos do Lactobacillus reuteri vivo, morto e seus produtos (sobrenadante) sobre a infecção por Porphyromonas gingivallis, bactéria fortemente associada à doença periodontal, no modelo de invertebrado Galleria mellonella. Antes do estudo da interação de P. gingivalis e L. reuteri, será realizada uma análise da susceptibilidade de G. mellonella à infecção por esses micro-organismos para determinação da concentração subletal a ser utilizada nos experimentos. Para o teste de sobrevivência de G. mellonella, suspensões de P. gingivalis e/ou de L. reuteri serão injetadas nas larvas. Os animais serão acondicionados em placas de Petri e incubados a 37°C no escuro. Diariamente, durante 7 dias, o número de larvas mortas será anotado. Para avaliação da densidade hemocitária, três larvas de cada grupo serão incubadas em estufa bacteriológica a 37oC durante 3 horas após a infecção. A seguir, a hemolinfa será removida, e as células hemocitárias serão contadas utilizando um hemocitômetro. Para os experimentos de sobrevivência em G. mellonella será realizada a curva de sobrevivência e estimativa das diferenças pelo método de Log-rank (Mantel-Cox). Para análise estatística da contagem de hemócitos será aplicado o teste ANOVA ou Kruskal Wallis, dependendo da normalidade da amostra. Em todos os testes, será considerado nível de significância de 5%. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
GERALDO, BARBARA M. C.; BATALHA, MARIANNA N.; MILHAN, NOALA V. M.; ROSSONI, RODNEI D.; SCORZONI, LILIANA; ANBINDER, ANA LIA. Heat-killed Lactobacillus reuteri and cell-free culture supernatant have similar effects to viable probiotics during interaction with Porphyromonas gingivalis. JOURNAL OF PERIODONTAL RESEARCH, NOV 2019. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.