Busca avançada
Ano de início
Entree

Comunicação e democracia digital: estudo comparativo da conversação nos portais votenaweb e opencongress

Processo: 15/23669-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2016
Vigência (Término): 31 de outubro de 2017
Área do conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Comunicação
Pesquisador responsável:Danilo Rothberg
Beneficiário:Pedro Luis Bueno Berti
Instituição-sede: Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação (FAAC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Bauru. Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Cidadania

Resumo

A internet pode ser explorada por iniciativas que contribuam para a projeção e a circulação de ideias e opiniões sobre gestão pública, fomentando a cidadania enquanto exercício de direitos civis e políticos. Os portais web que incentivam a expressão dos cidadãos podem ser considerados como objeto apropriado de pesquisas que busquem conhecer as características da conversação pública online no cenário atual. Este projeto propõe investigar duas iniciativas similares, em países diferentes: VotenaWeb (Brasil) e OpenCongress (Estados Unidos), que incentivam a aproximação entre eleitores e instituições políticas formais, acolhendo a expressão de preferências por meio de votos simbólicos e comentários sobre os projetos de lei em apreciação no Parlamento. Os objetivos específicos são: a) identificar as características da conversação virtual e indicar possíveis condições que, segundo a literatura especializada, podem ser favoráveis à deliberação; b) fornecer um quadro geral sobre as características da utilização dos dois portais, como plataforma de expressão política, verificando como a conversação satisfaz critérios considerados relevantes para a qualidade da deliberação online; c) apontar as possíveis diferenças na exposição de opiniões e uso de fontes de informação dos cidadãos de cada país.

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
Comunicação e democracia digital : estudo comparativo da conversação nos portais Votenaweb e Isidewith. 2017. 197 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação..

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.