Busca avançada
Ano de início
Entree

Pesquisa de patógenos relevantes em saúde pública (Leptospira SP, vírus da hepatite e, rotavírus e norovirus) em população de mico-leão-da-cara-dourada (Leontopithecus chrysomelas) de vida-livre em Niterói, RJ

Processo: 15/25760-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2016
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2018
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Patologia Animal
Pesquisador responsável:Jose Luiz Catao Dias
Beneficiário:Camila Vieira Molina
Instituição-sede: Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo, SP, Brasil
Assunto(s):Rotavirus   Doenças transmissíveis   Leptospira   Norovirus   Hepatite E

Resumo

A pesquisa de patógenos em animais de vida livre é de grande valia frente às ameaças vividas por essas espécies e seu risco de extinção. Ainda, em primatas neotropicais a importância zoonótica torna-se bastante relevante, devido a proximidade filogenética e aos aspectos relacionados a saúde pública. A fragmentação do habitat, o maior contato entre espécies domésticas, humanos e primatas não humanos podem favorecer a emergência de doenças zoonóticas. O mico-leão-de-cara-dourada (Leontopithecus chrysomelas) é classificado como "Em Perigo" pela Lista Vermelha da IUCN e possui ocorrência natural no Estado da Bahia. Há cerca de uma década, foram soltos indivíduos de L. chrysomelas em um fragmento de Mata Atlântica em meio a cidade de Niterói-RJ. Esses indivíduos reproduziram, se tornando uma população de centenas de animais vivendo em proximidades variáveis com a população humana local. Dessa maneira, o presente estudo tem por objetivo realizar a pesquisa sorológica e de patógenos relevantes nessa interface entre esses animais e a população humana local. Os patógenos selecionados são os vírus da hepatite E (Hepeviridae), rotavírus e norovírus e a bactéria Leptospira. Cremos que os resultados oriundos deste trabalho trarão importantes contribuições para o entendimento dos riscos postos por esta interface às saúdes pública e animal.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CAMILA VIEIRA MOLINA; FELIPE DA SILVA KRAWCZAK; MARINA GALVÃO BUENO; HERBERT SOUSA SOARES; SOLANGE MARIA GENARI; ALCIDES PISSINATTI; MARIA CECÍLIA MARTINS KIERULFF; TIAGO FERREIRA DA SILVA; DANILO GOMES DE FREITAS; LARISSA CRISTINNE CANELI; JOSÉ LUIZ CATÃO-DIAS. Negative serosurvey of Toxoplasma gondii antibodies in Golden-headed Lion Tamarin (Leontopithecus chrysomelas) from Niteroi/RJ, Brazil. Revista Brasileira de Parasitologia Veterinária, v. 26, n. 1, p. 115-118, Mar. 2017. Citações Web of Science: 0.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.