Busca avançada
Ano de início
Entree

O papel central da melatonina no controle alimentar e metabolismo energético: interação da melatonina e leptina

Processo: 15/26190-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de março de 2016
Vigência (Término): 03 de março de 2019
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Fisiologia - Fisiologia de Órgãos e Sistemas
Pesquisador responsável:José Cipolla Neto
Beneficiário:Daniella Do Carmo Buonfiglio
Instituição-sede: Instituto de Ciências Biomédicas (ICB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:14/50457-0 - Melatonina e a regulação do metabolismo energético: estudos básicos, clínicos e epidemiológicos, AP.TEM
Bolsa(s) vinculada(s):17/01882-8 - O papel dos receptores de melatonina no consumo alimentar, balanço energético e na via de sinalização da leptina, BE.EP.PD
Assunto(s):Hipotálamo   Leptina   Neuroendocrinologia   Melatonina   Metabolismo energético

Resumo

O comportamento alimentar é um fenômeno complexo influenciado por parâmetros homeostáticos, hedônicos e periféricos. A via homeostática do controle alimentar envolve o SNC, mais precisamente o hipotálamo que possui neurônios orexigênicos, que se projetam para outras regiões do SNC, aumentando o apetite, e anorexigênicos, que são responsáveis pela saciedade. A leptina é um importante sinal anorexígeno, é produzida e secretada pelos adipócitos proporcionalmente a massa adiposa. É um hormônio proteico que age principalmente no sistema nervoso central, através da ligação com seu receptor de membrana (LepR). O núcleo arqueado do hipotálamo (ARH) representa um sítio fundamental de ação da leptina, os neurônios POMC expressam o LepR e, quando estimulados pela leptina, os peptídeos originados de sua clivagem causam efeitos anorexígenos. Paralelamente, as ações orexígenas dos neurônios GABAérgicos que co-expressam o NPY/AgRP, são inibidos pela leptina. A leptina regula as reservas energéticas devido ao acesso direto que o hormônio tem aos neurônios hipotalâmicos que controlam o comportamento alimentar e outros aspectos do metabolismo energético. Pesquisas desenvolvidas em diversas espécies demonstram que a melatonina está envolvida na regulação do controle alimentar. A administração de melatonina leva a diminuição do peso corporal e redução da gordura abdominal em modelos de roedores com hiperadiposidade. Em ratos, a suplementação com melatonina é capaz de reduzir o consumo alimentar, o peso corporal e a massa adiposa. Dados do nosso grupo demonstram que o tratamento rítmico de melatonina em adipócitos em cultura sincroniza suas funções metabólicas e hormonais, inclusive a secreção de leptina. Pouco se sabe sobre o mecanismo pelo qual a melatonina atua reduzindo o peso corporal, acredita-se que ela possa atuar tanto modulando o gasto energético quanto na regulação central do comportamento alimentar. No intuito de estudar o papel da melatonina na modulação e manutenção da massa corporal, o objetivo do presente projeto é investigar a interação dos hormônios melatonina e leptina nos mecanismos centrais do comportamento alimentar e metabolismo energético (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BUONFIGLIO, DANIELLA; TCHIO, CYNTHIA; FURIGO, ISADORA; DONATO, JR., JOSE; BABA, KENKICHI; CIPOLLA-NETO, JOSE; TOSINI, GIANLUCA. Removing melatonin receptor type 1 signaling leads to selective leptin resistance in the arcuate nucleus. Journal of Pineal Research, v. 67, n. 2 SEP 2019. Citações Web of Science: 2.
BUONFIGLIO, DANIELLA; PARTHIMOS, RAFAELA; DANTAS, ROSANA; SILVA, RAYSA CERQUEIRA; GOMES, GUILHERME; ANDRADE-SILVA, JESSICA; RAMOS-LOBO, ANGELA; AMARAL, FERNANDA GASPAR; MATOS, RAPHAEL; SINESIO, JR., JOSE; MOTTA-TEIXEIRA, LIVIA CLEMENTE; DONATO, JR., JOSE; REITER, RUSSEL J.; CIPOLLA-NETO, JOSE. Melatonin Absence Leads to Long-Term Leptin Resistance and Overweight in Rats. FRONTIERS IN ENDOCRINOLOGY, v. 9, MAR 27 2018. Citações Web of Science: 9.
BOHLEN, TABATA MARIZ; SILVEIRA, MARINA AUGUSTO; BUONFIGLIO, DANIELLA DO CARMO; FERREIRA-NETO, HILDEBRANDO CANDIDO; CIPOLLA-NETO, JOSE; DONATO, JR., JOSE; FRAZAO, RENATA. A Short-Day Photoperiod Delays the Timing of Puberty in Female Mice via Changes in the Kisspeptin System. FRONTIERS IN ENDOCRINOLOGY, v. 9, FEB 20 2018. Citações Web of Science: 3.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.