Busca avançada
Ano de início
Entree

Estratégias de manejo do pastejo e o desempenho e a emissão de metano entérico de vacas leiteiras em capim-elefante cv. Cameroon

Processo: 14/20182-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de março de 2016
Vigência (Término): 31 de julho de 2019
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Zootecnia - Pastagens e Forragicultura
Pesquisador responsável:Sila Carneiro da Silva
Beneficiário:Marilia Barbosa Chiavegato
Instituição-sede: Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Qualidade do leite

Resumo

Observa-se atualmente aumento significativo nos índices de produção de leite no Brasil, porém o valor absoluto da produção no país ainda é baixo, em relação aos principais países produtores de leite no mundo. As pastagens são característica comum dos diferentes sistemas de produção de leite e assim a identificação de práticas adequadas e eficientes de manejo do pastejo é essencial. A estratégia de manejo adequada é aquela que permite o aumento da produtividade por vaca e por área, mas que simultaneamente promove o desenvolvimento sustentável da atividade leiteira em longo prazo, sem degradação das pastagens e com baixo impacto ambiental. Atualmente, a preocupação ambiental é indissociável da produção pecuária bem sucedida. Uma das principais preocupações ambientais associadas à pecuária leiteira é a produção de metano (CH4) entérico. A estratégia de pastejo afeta a estrutura do dossel e, por conseguinte, a taxa de acúmulo de forragem, a composição química da forragem produzida e, finalmente, o desempenho animal e as emissões de CH4 entérico. A presente proposta de pesquisa avaliará dois níveis de estratégias de manejo do pastejo em relação ao desempenho animal, produção de leite e mitigação das emissões de CH4 entérico para a atmosfera. Na primeira etapa serão avaliados os efeitos da colheita da forragem com 95% de interceptação luminosa (IL) e com máxima IL. A segunda etapa representa um refinamento da primeira etapa; uma vez identificado o ponto ideal de colheita da forragem, o efeito do horário da troca de animais entre piquetes será avaliado quanto ao desempenho animal, produção de leite e mitigação das emissões de CH4 entérico. Espera-se com os resultados dessa pesquisa identificar estratégias de pastejo que contribuam para o aumento sustentável da produção de leite de alta qualidade, sem aumentar os custos de produção.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CONGIO, GUILHERMO F. S.; CHIAVEGATO, MARILIA B.; BATALHA, CAMILA D. A.; OLIVEIRA, PATRICIA P. A.; MAXWELL, THOMAS M. R.; GREGORINI, PABLO; DA SILVA, SILA C. Strategic grazing management and nitrous oxide fluxes from pasture soils in tropical dairy systems. Science of The Total Environment, v. 676, p. 493-500, AUG 1 2019. Citações Web of Science: 0.
CONGIO, GUILHERMO F. S.; BATALHA, CAMILA D. A.; CHIAVEGATO, MARILIA B.; BERNDT, ALEXANDRE; OLIVEIRA, PATRICIA P. A.; FRIGHETTO, ROSA T. S.; MAXWELL, THOMAS M. R.; GREGORINI, PABLO; DA SILVA, SILA C. Strategic grazing management towards sustainable intensification at tropical pasture-based dairy systems. Science of The Total Environment, v. 636, p. 872-880, SEP 15 2018. Citações Web of Science: 6.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.