Busca avançada
Ano de início
Entree

Produção de coquetéis enzimáticos com potencial no biobranqueamento da polpa de celulose para a fabricação de papel a partir de resíduos lignocelulósicos e fibras secundárias

Processo: 15/23200-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2016
Vigência (Término): 30 de junho de 2017
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Bioquímica - Bioquímica de Microorganismos
Pesquisador responsável:Maria de Lourdes Teixeira de Moraes Polizeli
Beneficiário:Vanessa Elisa Pinheiro
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:10/18850-2 - Identificação, caracterização e engenharia de enzimas que degradam a parede celular das plantas, AP.TEM
Assunto(s):Enzimologia   Reciclagem   Enzimas   Papel   Micro-organismos

Resumo

Indústrias geram toneladas de resíduos (resíduos lignocelulósicos), como por exemplo, o bagaço de cana-de-açúcar, o lodo branco proveniente de indústria de papel e celulose, e o bagaço de cevada. Estes resíduos podem ser utilizados em muitos processos, uma vez que servem como matéria prima para a produção biotecnológica de vários compostos, como por exemplo, o papel alternativo. Resíduos lignocelulósicos apresentam em sua estrutura principalmente celulose, hemicelulose e lignina, os quais são polímeros intrinsicamente associados entre si. Para a fabricação de papel, os métodos de tratamento convencionais são muitos agressivos ao meio ambiente e, consequentemente, aos seres vivos. Investigações capazes de superar estes riscos vêm sendo desenvolvidas, e nesta perspectiva, a aplicação de enzimas no biobranqueamento da pasta de celulose primária (oriunda de fibras vegetais de espécies arbóreas e não arbóreas) ou secundária (a partir de papel reciclado) é uma alternativa que tem revelado bastante interesse. O objetivo desse trabalho será realizar um screening entre alguns fungos já identificados, presentes na micoteca do Laboratório de Microbiologia e Biologia Celular do Departamento de Biologia da Faculdade de Filosofia Ciências e Letras-USP de Ribeirão Preto - SP, sob coordenação da Professora Dra. Maria de Lourdes T. M. Polizeli, para selecionar o melhor produtor de enzimas do sistema xilanolítico, celulolítico e amilolítico. Também será realizada a otimização dos meios, além da produção e formulação de coquetéis enzimáticos visando a aplicação no biobranqueamento da polpa de celulose para fabricação de papel a partir do bagaço de cana de açúcar, bagaço de cevada e reciclagem de papel de jornais, revistas e xerox.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ALMEIDA, PAULA ZAGHETTO; MESSIAS, JOSANA MARIA; PEREIRA, MARITA GIMENEZ; PINHEIRO, VANESSA ELISA; OLIVEIRA MONTEIRO, LUMMY MARIA; HEINEN, PAULO RICARDO; CARDOSO, GEORGE CUNHA; JORGE, JOAO ATILIO; TEIXEIRA DE MORAES POLIZELI, MARIA DE LOURDES. Mixture design of starchy substrates hydrolysis by an immobilized glucoamylase from Aspergillus brasiliensis. BIOCATALYSIS AND BIOTRANSFORMATION, v. 36, n. 5, p. 389-395, . (15/23200-0, 10/52322-3, 13/01437-3)
PINHEIRO, VANESSA ELISA; MICHELIN, MICHELE; VICI, ANA CLAUDIA; DE ALMEIDA, PAULA ZAGHETTO; TEIXEIRA DE MORAES POLIZELI, MARIA DE LOURDES. Trametes versicolor laccase production using agricultural wastes: a comparative study in Erlenmeyer flasks, bioreactor and tray. Bioprocess and Biosystems Engineering, v. 43, n. 3, . (15/23200-0, 10/52322-3, 14/50884-5)
PINHEIRO, VANESSA ELISA; FERREIRA, JORGE A.; DE ALMEIDA BETINI, JORGE HENRIQUE; KAMIMURA, ELIANA SETSUKO; TEIXEIRA DE MORAES POLIZELI, MARIA DE LOURDES. tilizing a Novel Fungal Enzymatic Cocktail as an Eco-Friendly Alternative for Cellulose Pulp Biobleachin. BIORESOURCES, v. 16, n. 4, p. 7508-7528, . (15/23200-0, 10/52322-3, 14/50884-5)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
PINHEIRO, Vanessa Elisa. Produção de coquetéis enzimáticos com potencial no biobranqueamento da polpa de celulose para a fabricação de papel a partir de resíduos lignocelulósicos e fibras secundárias. 2017. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (PCARP/BC) Ribeirão Preto.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.