Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito do balanço dos membros superiores na marcha de indivíduos com Doença de Parkinson

Processo: 15/22141-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de março de 2016
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2016
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Educação Física
Pesquisador responsável:Lilian Teresa Bucken Gobbi
Beneficiário:Vinicius Cavassano Zampier
Instituição Sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Rio Claro. Rio Claro , SP, Brasil
Assunto(s):Doença de Parkinson   Comportamento motor   Controle motor   Marcha   Locomoção   Sensores   Amplitude   Acelerometria   Estudos experimentais
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Controle Motor | Doença de Parkinson | locomoção | marcha | Comportamento Motor

Resumo

A Doença de Parkinson (DP) é uma doença neurodegenerativa que causa desordens do movimento, especialmente instabilidade postural e déficits no andar. Apesar da redução do balanço dos membros superiores durante o andar ser o sinal mais comum da DP no andar humano, poucos estudos investigaram este fenômeno. Além disso, a diminuição do balanço dos braços está associada ao maior número de quedas, evidenciando que existe uma relação importante entre o controle dos membros superiores e a estabilidade postural durante o andar. Objetivo: Verificar o efeito da amplitude e da frequência do movimento dos membros superiores no desempenho da marcha em indivíduos com a DP e indivíduos saudáveis. Materiais e métodos: Participarão deste estudo 20 pacientes com DP, classificados entre os estágios 1 e 3 na escala de Hoehn & Yahr, e 20 indivíduos saudáveis (grupo controle). Os participantes serão convidados a percorrer uma distância de 10 m, em 4 condições experimentais: (I) andar em velocidade preferida (sem instruções específicas sobre a amplitude e a frequência do movimento dos membros superiores; (II) andar com aumento da amplitude de movimento dos membros superiores; (III) andar com aumento da frequência de movimento dos membros superiores; e (IV) andar com os membros superiores atados junto ao tronco (sem balanço dos braços). Cinco tentativas serão realizadas para cada condição experimental, de maneira totalmente randomizada. Os instrumentos utilizados para a análise do andar serão acelerômetros e um carpete com sensores de pressão. Os dados serão estatisticamente tratados por meio de estatística descritiva e a comparação entre as condições e os grupos será realizada por meio de ANOVA de dois fatores (grupo x condição).

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ZAMPIER, VINICIUS C.; VITORIO, RODRIGO; BERETTA, VICTOR S.; JAIMES, DIEGO A. R.; ORCIOLI-SILVA, DIEGO; SANTOS, PAULO C. R.; GOBBI, LILIAN T. B.. Gait bradykinesia and hypometria decrease as arm swing frequency and amplitude increase. Neuroscience Letters, v. 687, p. 248-252, . (16/00503-0, 15/22141-0, 14/22308-0)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.