Busca avançada
Ano de início
Entree

Identificação de subgrupos de pacientes com dor lombar crônica não específica suscetíveis a benefícios pelo tratamento baseado no método Pilates

Processo: 15/18974-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de fevereiro de 2016
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2016
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Fisioterapia e Terapia Ocupacional
Pesquisador responsável:Cristina Maria Nunes Cabral
Beneficiário:Diego Diulgeroglo Vicco Amaral
Instituição Sede: Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão. Universidade Cidade de São Paulo (UNICID). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Dor lombar   Dor crônica   Pilates
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Dor lombar | intervenção | Pilates | subgrupos | Musculoesquelética

Resumo

Uma das prioridades atuais de pesquisa em dor lombar é o tratamento em subgrupos de pacientes. O método Pilates tem sido recomendado para o tratamento da dor lombar crônica, porém não há evidências sobre a sua eficácia em diferentes subgrupos de pacientes com dor lombar. O objetivo deste estudo é identificar os subgrupos de pacientes com dor lombar crônica não específica, de acordo com o sistema de classificação da diretriz de prática clínica, que obtêm maiores benefícios com o tratamento baseado no método Pilates. Serão avaliados 296 pacientes com dor lombar crônica não específica, com idade entre 18 e 80 anos de ambos os gêneros, que serão incluídos em um estudo controlado aleatorizado que investigará a efetividade do método Pilates com diferentes frequências semanais no tratamento da dor lombar crônica não específica. Os desfechos avaliados serão intensidade da dor, incapacidade geral e específica, efeito global percebido e cinesiofobia. Para a classificação dos subgrupos de deficiência de mobilidade, deficiência de coordenação da mobilidade, dor associada a membros inferiores e tendências cognitivas afetivas, serão identificados os achados clínicos após uma anamnese e exames físicos, bem como a gravidade da dor será classificada em aguda, subaguda ou crônica. A análise considerará os desfechos clínicos avaliados pelo estudo controlado aleatorizado nos subgrupos classificados de acordo com o sistema adotado. Os dados serão analisados com testes estatísticos de precisão, curvas receptoras-operadoras e análises de regressão. Acreditamos que os subgrupos de deficiência de mobilidade, deficiência de coordenação de mobilidade e dor irradiada para membros inferiores serão mais beneficiados com o método Pilates do que o subgrupo cognitivo/afetivo.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
VICCO AMARAL, DIEGO DIULGEROGLO; MIYAMOTO, GISELA CRISTIANE; MOURA FRANCO, KATHERINNE FERRO; DOS SANTOS FRANCO, YURI RAFAEL; BASTOS DE OLIVEIRA, NAIANE TEIXEIRA; HANCOCK, MARK JONATHAN; VAN TULDER, MAURITS W.; NUNES CABRAL, CRISTINA MARIA. Examination of a Subgroup of Patients With Chronic Low Back Pain Likely to Benefit More From Pilates-Based Exercises to an Educational Booklet. JOURNAL OF ORTHOPAEDIC & SPORTS PHYSICAL THERAPY, v. 50, n. 4, p. 189-197, . (15/18974-7, 13/26321-8, 16/07915-2)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.