Busca avançada
Ano de início
Entree

A consciência segundo Damásio: um enfoque neurofilosófico

Processo: 15/14849-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2016
Vigência (Término): 31 de outubro de 2017
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Filosofia
Pesquisador responsável:Jonas Gonçalves Coelho
Beneficiário:Luiz Augusto Rosa
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Marília. Marília , SP, Brasil
Assunto(s):Consciência (filosofia)

Resumo

O problema da consciência continua sendo um dos maiores problemas filosóficos, dando origem a inúmeras hipóteses tanto reducionistas quanto não-reducionistas. Na pesquisa atual adotaremos uma perspectiva neurofilosófica para o estudo da consciência, ou seja, de que não é possível discutir ou analisar a consciência de forma completa se abstendo de dados neurocientíficos. Para tanto, nos utilizaremos das teorias sobre a consciência do neurocientista António Damásio, autor contemporâneo e de fundamental importância para o desenvolvimento de nossa compreensão sobre os processos conscientes. Damásio foi um dos primeiros autores a quebrar com a tradição de considerar apenas processos cerebrais como fundamentais para a consciência, considerando também a importância dos estados corporais e da interação do organismo com o ambiente no estudo dos processos conscientes, além de considerar a importância fundamental das emoções e sentimentos nesses processos, retirando a noção de emoção como algo pertencente apenas às áreas subcorticais do cérebro e evidenciando a participação de processos corticais para o processamento das emoções. Tendo isso em vista, nos utilizaremos das obras de Damásio buscando compreender e analisar suas teorias sobre a consciência, discutindo as contribuições do autor para o nosso entendimento filosófico da consciência, assim como nos posicionarmos filosoficamente sobre sua teoria, analisando e discutindo posições deixadas em aberto pelo autor. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
ROSA, Luiz Augusto. A consciência segundo Damásio : um enfoque neurofilosófico. 2018. 138 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (Unesp) Faculdade de Filosofia e Ciências.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.