Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito das Mudanças Climáticas na Decomposição de Matéria Orgânica e Sucessão Ecológica em Manguezais

Processo: 15/23102-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de dezembro de 2015
Vigência (Término): 30 de junho de 2017
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Microbiologia
Pesquisador responsável:Rodrigo Gouvêa Taketani
Beneficiário:Juanita Hernández Solano
Instituição-sede: Embrapa Meio-Ambiente. Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA). Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Brasil). Jaguariúna , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:13/03158-4 - Metagenômica e metatranscriptômica da comunidade microbiana envolvida na transformação do carbono orgânico em sedimentos de manguezais do estado de São Paulo, AP.JP
Assunto(s):Ecologia microbiana   Diversidade microbiana   Mudança climática

Resumo

Os manguezais são ambientes costeiros que provêm diversos recursos para os ecossistemas adjacentes devido a sua alta produtividade e proteção contra a ação da maré. No entanto, este ecossistema tem sido fortemente ameaçado e está sob grande perigo de desaparecer. Devido sua produtividade e aporte de matéria orgânica alóctone, a ciclagem de carbono nos manguezais é um serviço ecológico de suma importância não só para o próprio manguezal, mas também para os ecossistemas adjacentes que recebem o carbono liberado e em uma escala global, porém o desequilíbrio desta dinâmica pode gerar um aumento de liberação do carbono contribuindo no aumento de gases de efeito estufa na atmosfera. Portanto, compreender a dinâmica de decomposição da matéria orgânica vegetal nos sedimentos de manguezal, desde a sucessão ecológica, até os genes envolvidos, é de suma importância em um momento em que as mudanças climáticas ameaçam a sobrevivência desse ecossistema. Por essa razão, esse projeto tem como objetivo avaliar a dinâmica da comunidade microbiana durante a decomposição da matéria orgânica vegetal em sedimentos de manguezais, determinando sua composição e a emissão de gases do efeito estufa liberados nos sedimentos e como o efeito antrópico o afeta. Sendo esse o conhecimento chave que se busca através desse projeto, vislumbrar a biodiversidade filogenética e metabólica no processo de decomposição da matéria orgânica vegetal em manguezais, permitindo assim, identificar como os efeitos antrópicos podem comprometer o funcionamento dos manguezais contribuindo com as mudanças climáticas.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MOITINHO, MARTA A.; CHIARAMONTE, JOSIANE B.; SOUZA, DANILO T.; SOLANO, JUANITA H.; BONONI, LAURA; MELO, ITAMAR S.; TAKETANI, RODRIGO G. Intraspecific variation on epiphytic bacterial community from Laguncularia racemosa phylloplane. Brazilian Journal of Microbiology, v. 50, n. 4, p. 1041-1050, OCT 2019. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.