Busca avançada
Ano de início
Entree

Simulação de cenários agrícolas futuros para a cultura da soja no Brasil com base em projeções de mudanças climáticas

Processo: 15/25702-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2016
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2018
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia - Agrometeorologia
Pesquisador responsável:Fabio Ricardo Marin
Beneficiário:Evandro Henrique Figueiredo Moura da Silva
Instituição-sede: Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Mudança climática   Modelagem

Resumo

A soja (Glycine max L.) é uma planta oleaginosa que se destaca por ser uma das principais culturas agrícolas do mundo, sendo a principal geradora de divisas brasileira. Com base na relevância da soja no contexto mundial, é importante considerar as projeções futuras de produção dessa oleaginosa dentro debate internacional de mudanças climáticas e previsão do aumento populacional global, de 2 bilhões de habitantes, até o ano de 2050. Assim, pretende-se avaliar o impacto das mudanças climáticas sobre o crescimento e o desenvolvimento da cultura da soja brasileira utilizando um modelo mecanístico baseado em processos biofísicos. Para a calibração do modelo serão utilizados dados obtidos experimentalmente e através da literatura científica. Já a simulação de cenários de mudanças climáticas será baseada na abordagem do projeto internacional AgMIP. Pretende-se trabalhar com pelo menos três modelos de circulação climática global (GCM´s) regionalizados e dois cenários de emissão para cada um (RCP 4.5 (G) e RCP 8.5 (I)). Buscar-se-á cobrir uma área que represente ao menos 80% da produção de soja no Brasil para o período 2040-2069 (representando 2050). Ao final do projeto, pretende-se contribuir para o debate da produção futura da soja, considerando o contexto de mudanças climáticas globais, e para os estudos de modelos de crescimento de culturas no Brasil.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DA SILVA, EVANDRO H. F. M.; GONCALVES, ALEXANDRE O.; PEREIRA, RODOLFO A.; FATTORI JUNIOR, IZAEL M.; SOBENKO, LUIZ R.; MARIN, FABIO R. Soybean irrigation requirements and canopy-atmosphere coupling in Southern Brazil. Agricultural Water Management, v. 218, p. 1-7, JUN 1 2019. Citações Web of Science: 0.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SILVA, Evandro Henrique Figueiredo Moura da. Simulação de cenários agrícolas futuros para a cultura da soja no Brasil com base em projeções de mudanças climáticas. 2018. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz Piracicaba.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.