Bolsa 15/23704-9 - Ensino de química, Formação de professores - BV FAPESP
Busca avançada
Ano de início
Entree

Saberes docentes em professores de química recém-formados: identificação e desenvolvimento na prática docente

Processo: 15/23704-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de fevereiro de 2016
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2016
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Luciana Massi
Beneficiário:Gabriela Agostini
Instituição Sede: Faculdade de Ciências e Letras (FCL). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Assunto(s):Ensino de química   Formação de professores   Saberes escolares   Práticas pedagógicas   Análise documentária
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:formação de professores | Saberes Docentes | Educação em Química

Resumo

Considerando a existência de saberes necessários ao exercício da docência e que estes são construídos ao longo da trajetória do professor, torna-se necessário investigar esses saberes, identificando-os e compreendendo como eles são desenvolvidos. Assim, este trabalho tem por objetivo investigar o processo de desenvolvimento de saberes docentes em professores de química recém-formados a fim de identificar os saberes já desenvolvidos nesse início de carreira e as influências da formação inicial e da experiência profissional na construção desses saberes. Através da triangulação dos dados obtidos por meio de entrevistas, observações das aulas e análise documental de retratos sociológicos dos sujeitos selecionados poderemos estabelecer relações integradas que possibilitem a construção de respostas ao nosso problema de pesquisa.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)