Busca avançada
Ano de início
Entree

Sistema de integração lavoura-pecuária como método de controle da contaminação da pastagem por helmintos gastrintestinais de ovinos

Processo: 15/25413-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2016
Vigência (Término): 30 de junho de 2017
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Zootecnia - Pastagens e Forragicultura
Pesquisador responsável:Ciniro Costa
Beneficiário:Marina Lais Sabião de Toledo Piza
Instituição-sede: Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Pastagens   Prevenção de doenças   Ovinos

Resumo

Serão avaliados quatro sistemas de Integração Lavoura-Pecuária (ILP), a fim de verificar se após um período de descanso de nove meses o pasto estará descontaminado por larvas infectantes de parasitas gastrintestinais de ovinos. Os sistemas serão: (1) milho + capim-marandu + aveia a lanço; (2) milho + capim-marandu + feijão-guandu + aveia a lanço; (3) milho + capim-marandu + aveia na linha; (4) milho + capim-marandu + feijão-guandu + aveia na linha. Será realizado um ciclo experimental (2015/2016) de avaliação utilizando 64 cordeiros (n=16) mestiços Poll Dorset x Corriedale com média de 90 dias de idade e 25 kg de peso corporal. O pastejo dos animais será rotacionado (12 piquetes por tratamento) com de 3 dias de ocupação e 33 dias de descanso. Serão realizados dois ciclos de pastejo (2 ciclos da aveia), totalizando 72 dias de experimento. Os animais serão recolhidos ao final do dia em baias em um galpão coberto, sendo que cada grupo será alocado em uma baia e nesta ocasião serão suplementados com concentrado + silagem proveniente do mesmo tratamento. As coletas de pasto para verificar a contaminação por larvas infectantes (L3) de parasitas gastrintestinais serão realizadas de nove em nove dias, a partir da entrada dos animais, nos piquetes 1, 6 e 11 de cada tratamento. Serão comparados dois métodos de coleta de pasto para quantificação e identificação das larvas infectantes. O primeiro deles será o método do 'W' e o outro o Método do Quadrado. Antes da entrada dos cordeiros-teste nos piquetes estes serão pastejados por 12 cordeiros traçadores, livres de infecção helmíntica (n= 3), para verificar se o período de descanso de nove meses foi o suficiente para descontaminar a pastagem. Estes animais serão abatidos para recuperação e posterior quantificação e identificação dos parasitas presentes no trato gastrintestinal (abomaso e intestinos delgado e grosso). Espera-se com este projeto validar o sistema ILP como método para descontaminar a pastagem por parasitas gastrintestinais de ovinos.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SABIAO DE TOLEDO PIZA, MARINA LAIS; DE ALMEIDA, FABIANA ALVES; PARIZ, CRISTIANO MAGALHAES; COSTA, CINIRO; TALAMINI DO AMARANTE, ALESSANDRO FRANCISCO. Comparison of two methods for the quantification of gastrointestinal nematode infective larvae from pasture. SEMINA-CIENCIAS AGRARIAS, v. 40, n. 2, p. 713-722, MAR-APR 2019. Citações Web of Science: 0.
ALMEIDA, FABIANA A.; PIZA, MARINA L. S. T.; BASSETTO, CESAR C.; STARLING, RENAN Z. C.; ALBUQUERQUE, ANA CLAUDIA A.; PROTES, VERENA M.; PARIZ, CRISTIANO M.; CASTILHOS, ANDRE M.; COSTA, CINIRO; AMARANTE, ALESSANDRO F. T. Infection with gastrointestinal nematodes in lambs in different integrated crop-livestock systems (ICL). Small Ruminant Research, v. 166, p. 66-72, SEP 2018. Citações Web of Science: 1.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
PIZA, Marina Lais Sabião de Toledo. Sistema de integração lavoura-pecuária como método de controle da contaminação da pastagem por nematódeos gastrintestinais de ovinos. 2017. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia..

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.