Busca avançada
Ano de início
Entree

"O só solistência": a individualidade como emblema do contemporâneo

Processo: 15/23687-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de abril de 2016
Vigência (Término): 01 de outubro de 2018
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia Social
Pesquisador responsável:José Sterza Justo
Beneficiário:Laura Meira Bonfim Mantellatto
Instituição-sede: Faculdade de Ciências e Letras (FCL-ASSIS). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Assis. Assis , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):16/26252-4 - Individualidade e espaço urbano: uma abordagem interdisciplinar, BE.EP.MS
Assunto(s):Contemporaneidade

Resumo

Este projeto de pesquisa trata do enaltecimento atribuído à individualidade no período contemporâneo, onde se verificam transformações nas possibilidades do sujeito investir em sua diferença, afastando-se, pois, do arranjo social ordenado através da tradição. Adotamos como reflexo desse fenômeno, o crescimento de pessoas morando sozinhas, verificado ao longo das últimas décadas, no Brasil e, também, em escala internacional. A produção bibliográfica sobre o tema da individualização é divergente entre si, comportando cenários de uma sociedade fisgada pelo narcisismo e, por outro lado, sublinhando a perspectiva de emancipação do indivíduo. Em vista disso, será empreendido um levantamento estatístico sobre a prevalência da residência individual entre universitários de uma instituição de ensino pública, localizada numa cidade de pequeno porte do interior paulista, em seguida, serão realizadas entrevistas com 05 estudantes entre 18-25 anos, com o propósito de investigar as práticas e os sentidos de morar só. Com isso, pretende-se construir uma terceira via de significados, a qual será tomada como base para produzir o entrelaçamento das concepções teóricas até então dissonantes.

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MANTELLATTO, Laura Meira Bonfim. Individualização na cidade : uma leitura sobre a escolha de jovens universitários por morar só. 2018. 78 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Ciências e Letras (Campus de Assis)..

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.