Busca avançada
Ano de início
Entree

Quantificação e caracterização da biomassa produzida em condições de simulação de aumento da concentração de CO2 atmosférico no Sistema Agropastoril

Processo: 15/14699-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de março de 2016
Vigência (Término): 31 de março de 2018
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Ecologia - Ecologia de Ecossistemas
Pesquisador responsável:Marisa de Cassia Piccolo
Beneficiário:Adibe Luiz Abdalla Filho
Instituição-sede: Centro de Energia Nuclear na Agricultura (CENA). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Brachiaria   Gases do efeito estufa   Mudança climática

Resumo

O enriquecimento de CO2 atmosférico aumenta a taxa de crescimento de plantas, podendo promover aumentos na produção de biomassa total, com interferência direta nos teores de fibra, hemicelulose e lignina que tem implicações na alimentação de ruminantes. O objetivo geral do projeto é avaliar os efeitos do aumento da produção de biomassa em resposta ao incremento da concentração de CO2 atmosférico no sistema agropastoril. As metas compreendem determinar os efeitos de duas atmosferas de concentrações de CO2 contrastantes (ambiente e 200 ppm acima) na produção de biomassa e na qualidade nutricional de Brachiaria ssp., no teores elementares, isotópicos e fluxo de gases do sistema solo-planta; bem como identificicar benefícios e propor intervenções visando a sustentabilidade da forragicultura em ambiente com concentração de CO2 maior que atual. O experimento será conduzido no CENA/USP (Piracicaba, SP) e a produção do material para análise será na Embrapa Meio Ambiente, em Jaguariúna/SP. A instalação do experimento de enriquecimento de dióxido de carbono ao ar livre, tem doze anéis octogonais de 10 m de diâmetro localizados em área de 7 ha. Seis anéis, que representam o tratamento controle, são mantidos em condições não tratadas (atmosfera atual de CO2); e os outros seis anéis são tratados com o CO2 puro para atingir a concentração alvo (200 ppm acima da concentração ambiente). A forragem Brachiaria brizantha cv. Marandu foi semeada em "plots" de 5,8 m2 dentro de cada anel e a intervalos regulares será colhida, a 20 cm altura. A produção, as características e qualidade nutricional da forragem serão determinadas a cada intervalo de coleta ao longo do período experimental (2 anos). A degradabilidade da fibra e produção de metano pela técnica in vitro de produção de gases será mensurada em intervalos de 12 meses. No início e ao final do período experimental o comportamento da matéria orgânica na interface solo-planta será avaliada. Os fluxos de gases do efeito estufa do sistema solo-planta em cada parcela será analisado ao final do período experimental. Os resultados pretendem contribuir para a melhoria na capacidade brasileira de prever os impactos das mudanças climáticas atuais e futuras na agropecuária brasileira; o aumento da acurácia no monitoramento das emissões e da retenção de gases de efeito estufa na agropecuária brasileira, a oferta de tecnologias e produtos que permitam ao produtor rural manter sua competitividade, adequando-se aos novos padrões climáticos, e fomentar as iniciativas brasileiras de redução das emissões de gases de efeito estufa oriundas das atividades agropecuárias.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ABDALLA FILHO, ADIBE LUIZ; TAVARES LIMA, PAULO DE MELLO; SAKITA, GABRIEL ZANUTO; DIAS E SILVA, TAIRON PANNUNZIO; DA COSTA, WILIAN DOS SANTOS; GHINI, RAQUEL; ABDALLA, ADIBE LUIZ; PICCOLO, MARISA DE CASSIA. CO2 fertilization does not affect biomass production and nutritive value of a C-4 tropical grass in short timeframe. GRASS AND FORAGE SCIENCE, v. 74, n. 4 AUG 2019. Citações Web of Science: 1.
ABDALLA FILHO, ADIBE L.; COSTA JUNIOR, GEOVANI T.; LIMA, PAULO M. T.; SOLTANGHEISI, AMIN; ABDALLA, ADIBE L.; GHINIS, RAQUEL; PICCOLO, MARISA C. Fiber fractions, multielemental and isotopic composition of a tropical C(4 )grass grown under elevated atmospheric carbon dioxide. PeerJ, v. 7, FEB 19 2019. Citações Web of Science: 1.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
FILHO, Adibe Luiz Abdalla. Quantificação e caracterização da biomassa produzida em condições de simulação de aumento da concentração de CO2 atmosférico no sistema agropastoril. 2018. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Centro de Energia Nuclear na Agricultura Piracicaba.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.