Busca avançada
Ano de início
Entree

Comparação da alteração da altura da crista óssea alveolar entre pacientes adolescentes e adultos tratados ortodonticamente com extrações

Processo: 15/25015-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2016
Data de Término da vigência: 31 de março de 2017
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Ortodontia
Pesquisador responsável:Daniela Gamba Garib Carreira
Beneficiário:Daniel Janson
Instituição Sede: Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB). Universidade de São Paulo (USP). Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Cirurgia bucal   Adolescentes   Dente pré-molar   Reabsorção óssea alveolar   Processo alveolar   Tratamento ortodôntico   Radiografia periapical
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:ortodontia | processo alveolar | Reabsorção ossea | Ortodontia

Resumo

Em pacientes adultos, a correção de discrepâncias dentárias ou do apinhamento severo frequentemente envolve a realização de exodontia de pré-molares. Uma vez que a literatura indica uma aparente associação entre o aumento da idade e o aumento da perda de suporte periodontal, uma recorrente preocupação dos ortodontistas durante o planejamento do tratamento de pacientes adultos refere-se à possibilidade de esses pacientes apresentarem também maior quantidade de perda óssea durante o tratamento ortodôntico do que apresentariam pacientes adolescentes, especialmente em terapias que envolvem mecânica de retração anterior. Objetivos: Este estudo tem por objetivo comparar as alterações ocorridas na altura da crista óssea alveolar entre pacientes adolescentes e adultos tratados ortodonticamente com extrações de pré-molares. Materiais e métodos: Serão selecionados retrospectivamente 30 casos de pacientes com idade inicial de 13 anos e 30 casos de pacientes com idade inicial de 27 anos com más oclusões de Classes I e II tratados ortodonticamente com exodontias, compatíveis com respeito a sexo e regime de tratamento. As alterações na altura da crista óssea alveolar dos incisivos e segundos pré-molares superiores serão avaliadas por meio de radiográficas periapicais e interproximais, respectivamente, obtidas previamente ao início do tratamento (T1) e imediatamente após a conclusão do mesmo (T2). Para comparar as alterações ocorridas entre os grupos será utilizado teste t independentecom significância p <,05.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
JANSON, DANIEL; CALDAS, WALESKA; GARIB, DANIELA; JANSON, MARCOS; NIEDERBERGER, ANA; JANSON, GABRIELA; VALERIO, MARCELO VINICIUS; OYONARTE, RODRIGO; JANSON, GUILHERME. Cephalometric radiographic comparison of alveolar bone height changes between adolescent and adult patients treated with premolar extractions: A retrospective study. INTERNATIONAL ORTHODONTICS, v. 19, n. 4, p. 633-640, . (15/25015-6)