Busca avançada
Ano de início
Entree

A Itália de Machado de Assis: um olhar de cronista

Processo: 14/26623-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de março de 2016
Vigência (Término): 01 de dezembro de 2018
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Letras - Literatura Comparada
Pesquisador responsável:Daniela Mantarro Callipo
Beneficiário:Ionara Satin
Instituição-sede: Faculdade de Ciências e Letras (FCL-ASSIS). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Assis. Assis , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):17/03534-7 - A Itália de Machado de Assis: um olhar de cronista, BE.EP.DR
Assunto(s):Machado de Assis

Resumo

A crônica é tempo e memória, funciona como registro de um tempo, é o eco da vida humana, nela pulsam os acontecimentos de uma época. Em seus textos jornalísticos, o cronista Machado de Assis dialoga com muitas culturas e literaturas, dentre elas a cultura italiana. No correr da sua pena, insere a Itália nas páginas dos jornais da época, circulando por vários ambientes italianos, como por exemplo, o da música, da política, da literatura, do teatro, da pintura e da história, sendo que, na maioria das vezes, essa atmosfera italiana parece estar atrelada às manifestações artísticas, com destaque para o teatro lírico. Por se tratar de um diálogo estabelecido em um texto como crônica, feito para o jornal, a Itália do cronista machadiano também está vinculada a uma época e a seus leitores. Nesse sentido, este projeto pretende analisar como a cultura italiana atravessa o atlântico e circula nas crônicas machadianas durante toda a contribuição de Machado de Assis como cronista para os jornais, começando em 1859 na Revista O Espelho até 1897 para a coluna "A Semana" do jornal Gazeta de Notícias, revelando qual seria a Itália do cronista, a partir dos conceitos de transferências culturais e intertextualidade, pois é necessário verificar de que modo a cultura italiana chega ao Brasil oitocentista e como ela se manifesta na crônica de Machado, tomando por base as alusões e citações que aí se encontram.

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SATIN, Ionara. A Itália de Machado de Assis : um olhar de cronista. 2018. 224 f. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Ciências e Letras (Campus de Assis)..

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.