Busca avançada
Ano de início
Entree

Qual seria a viabilidade de realizar monitoramento para atenção a quedas em idosos caidores de uma região de alta vulnerabilidade social?

Processo: 15/21440-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de dezembro de 2015
Vigência (Término): 30 de novembro de 2016
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Saúde Coletiva
Pesquisador responsável:Herick Fernando Moralles
Beneficiário:Maria Carollina Pedro
Instituição-sede: Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Tecnologia assistiva   Geriatria   Queda   Acidentes por quedas

Resumo

O envelhecimento populacional crescente e a maior expectativa de vida desta população idosa, representa um grande triunfo para a humanidade, mas também um grande desafio, em contraponto as demandas sociais e econômicas emergentes a esta população. Um desafio latente nesta população é a alta taxa de quedas, bem como a demora de resposta ao socorro, que podem resultar não apenas em fraturas, mas também em outros desfechos, acarretando consequências sociais e psicológicas irreversíveis, com grande efeito na economia, indivíduos e família. Para isso, a introdução de tecnologias capazes de fornecer cuidado, segurança e conforto, tornam-se possibilidades no cenário atual. Nesse sentido, este trabalho busca verificar a viabilidade de três sistemas de monitoramento a distância para resposta em situação de queda de idosos residentes na Cidade Aracy - São Carlos, SP, BR. No presente estudo será realizado a análise de custo-efetividade comparando três sistemas de monitoramento a eventos de quedas, realizado por análise incremental a qual aponta o equipamento mais viável a esta população residente em região de alta vulnerabilidade e também traçar uma árvore de decisão em resposta a ocorrência de quedas.