Busca avançada
Ano de início
Entree

História térmica e circulação de fluidos em estruturas deformacionais associadas ao Grupo Bambuí na porção externa da Faixa Brasília (Unaí, MG)

Processo: 15/13901-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2016
Vigência (Término): 31 de outubro de 2017
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Geociências - Geologia
Pesquisador responsável:Frederico Meira Faleiros
Beneficiário:Melina Cristina Borges Esteves
Instituição-sede: Instituto de Geociências (IGC). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Fraturas   Evolução tectônica   Inclusões fluidas   Grupo Bambuí

Resumo

Este projeto tem como objetivo a elaboração de um modelo sobre a história térmica e circulação de fluidos no Grupo Bambuí (Criogeniano a Ediacarano-Cambriano), ao longo da porção externa da Faixa Brasília. Selecionou-se como área-alvo a região de Unaí (MG), onde as rochas do Grupo Bambuí apresentam-se intensamente deformadas, embora trabalhos anteriores tenham relatado metamorfismo incipiente. A história térmica será avaliada com base em estudos petrográficos e microestruturais e utilizando-se geotermômetros aplicáveis a rochas de baixa temperatura, tais como os pares clorita-quartzo e biotita-muscovita e o geotermômetro baseado na termoluminescência do quartzo. A circulação de fluidos ao longo de estruturas deformacionais (falhas, dobras e fraturas) será estudada por meio de análises microtermométricas de associações de inclusões fluidas presentes em veios hidrotermais, que permitirão caracterizar as composições e características físico-químicas dos fluidos e suas condições de pressão e temperatura de aprisionamento. Amostras de veios coletadas em contexto estrutural conhecido permitirão avaliar a relação entre as características dos fluidos e os processos deformacionais e de migração dos mesmos. Além dos objetivos mais específicos, sumarizados acima, o projeto poderá contribuir com o avanço no conhecimento científico sobre a evolução deformacional e metamórfica do Grupo Bambuí e da porção externa da Faixa Brasília; e com uma melhor avaliação do sistema petrolífero e dos alvos de exploração associados ao Grupo Bambuí.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ESTEVES, MELINA C. B.; FALEIROS, FREDERICO M. Fluid flow and syntectonic veining in an Ediacaran-Cambrian foreland fold-thrust zone, western margin of the Sao Francisco Craton, Brazil. JOURNAL OF THE GEOLOGICAL SOCIETY, FEB 2021. Citações Web of Science: 0.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
ESTEVES, Melina Cristina Borges. not available. 2018. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Geociências São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.