Busca avançada
Ano de início
Entree

A matriz extracelular de biofilmes de Candida albicans e Candida glabrata.

Processo: 16/00256-3
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado
Vigência (Início): 01 de abril de 2016
Vigência (Término): 30 de setembro de 2016
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Microbiologia - Microbiologia Aplicada
Pesquisador responsável:Ana Cláudia Pavarina
Beneficiário:Beatriz Helena Dias Panariello
Supervisor no Exterior: Simone Duarte
Instituição-sede: Faculdade de Odontologia (FOAr). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Local de pesquisa : New York University, Estados Unidos  
Vinculado à bolsa:14/18804-1 - Matriz extracelular de biofilmes de Candida albicans e Candida glabrata susceptíveis e resistentes ao fluconazol: Caracterização, ação de enzimas hidrolíticas e eficácia da associação das enzimas à Terapia Fotodinâmica., BP.DR
Assunto(s):Candida   Matriz extracelular   Biofilmes

Resumo

Infecções causadas por Candida spp. são frequentemente associadas com a formação de biofilme, dentre elas, a candidíase oral é altamente prevalente em usuários de prótese. Os biofilmes são uma microestrutura complexa de células aderidas a uma superfície e incorporadas dentro de uma matriz extracelular (MEC). A resistência de biofilmes de Candida spp. à antifúngicos é multifatorial, incluindo o efeito protetor da MEC do biofilme causada por beta-glucanos, que se ligam ao fluconazol e à anfotericina-B, impedindo a penetração destas drogas no biofilme. Além disso, a MEC contém DNA extracelular (eDNA), que também contribui para a integridade estrutural dos biofilmes de Candida spp. Portanto, o objetivo deste estudo é realizar uma avaliação comparativa da MEC de biofilmes de Candida albicans e Candida glabrata, incluindo duas cepas mutantes de C. albicans com deficiência na capacidade formação de biofilme, ”/” tec1 e ”/” efg1. Análisesespectroscópicas e bioquímicas serão realizadas para determinar o conteúdo de polissacarídeos solúveis e insolúveis, eDNA e aspectos morfológicos (através de microscopia eletrônica de pressão variável e microscopia eletrônica confocal de varredura). Para analisar a estrutura e função dos carboidratos, serárealizada ressonância magnética nuclear (RMN). Como a MEC é inerente a todos os biofilmes na natureza, a otimização dos parâmetros poderia ser aplicada a biofilmes medicamente importantes.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DIAS PANARIELLO, BEATRIZ HELENA; KLEIN, MARLISE I.; PAVARINA, ANA CLAUDIA; DUARTE, SIMONE. Inactivation of genes TEC1 and EFG1 in Candida albicans influences extracellular matrix composition and biofilm morphology. JOURNAL OF ORAL MICROBIOLOGY, v. 9, OCT 17 2017. Citações Web of Science: 6.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.