Busca avançada
Ano de início
Entree

Caractrização da permeabilidade de nanopartículas rígidas e flexíveis em pele humana reconstituída

Processo: 16/02195-1
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado
Vigência (Início): 01 de abril de 2016
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2017
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Farmácia - Farmacotecnia
Pesquisador responsável:Marlus Chorilli
Beneficiário:Roberta Balansin Rigon
Supervisor no Exterior: Monika Schafer-Korting
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCFAR). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Local de pesquisa: Freie Universität Berlin, Alemanha  
Vinculado à bolsa:13/21500-1 - Nanopartículas lipídicas sólidas para incorporação do trans-resveratrol no tratamento tópico do melanoma: avaliação in vitro e in vivo e elucidação dos mecanismos de internalização celular, BP.DR
Assunto(s):Nanotecnologia   Nanopartículas   Sistemas de liberação de medicamentos

Resumo

A aplicação tópica de fármacos é a principal via de administração para o tratamento de doenças da pele e redução dos riscos de efeitos sistêmicos. Sistemas de liberação de fármacos representam uma estratégia alternativa para a veiculação de substâncias ativas para a aplicação tópica. O tamanho das partículas é um parâmetro limitante que determina a penetração de nanopartículas na pele. Polímeros dendríticos é uma classe de polímeros que tem demonstrado ser uma boa alternativa como sistema de liberação de fármaco para fármacos hidrofóbicos. Um importante efeito dos dendrímeros são o tamanho em nanoescala (normalmente de 1 a 20 nm) que oferece a vantagem de aumentar a permeação de fármacos até a derme e consequentemente poder melhorar a terapia tópica. A penetração de nanopartículas em peles não saudáveis não tem sido muito explorada. Entretanto, a absorção cutânea de nanopartículas pela pele não saudável precisa ser considerada. A pele humana reconstituída tem sido largamente utilizada para a investigação de muitos aspectos relacionados à biologia cutânea, tais como genotoxicidade, irritação e penetração cutânea. A reconstrução de pele humana (PHR) não saudável in vitro 3D, como modelo de envelhecimento, pode ser utilizado para melhorar os experimentos de penetração cutânea in vitro. O objetivo desse projeto é avaliar a penetração de dendrímeros em PHR com envelhecimento.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
RIGON, ROBERTA BALANSIN; KAESSMEYER, SABINE; WOLFF, CHRISTOPHER; HAUSMANN, CHRISTIAN; ZHANG, NAN; SOCHOROVA, MICHAELA; KOVACIK, ANDREJ; HAAG, RAINER; VAVROVA, KATERINA; ULRICH, MARTINA; SCHAEFER-KORTING, MONIKA; ZOSCHKE, CHRISTIAN. Ultrastructural and Molecular Analysis of Ribose-Induced Glycated Reconstructed Human Skin. INTERNATIONAL JOURNAL OF MOLECULAR SCIENCES, v. 19, n. 11 NOV 2018. Citações Web of Science: 2.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.