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Diretrizes e boas práticas de preservação para o patrimônio industrial ferroviário

Processo: 15/25207-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Mestrado
Vigência (Início): 01 de outubro de 2016
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2017
Área do conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Arquitetura e Urbanismo
Pesquisador responsável:Eduardo Romero de Oliveira
Beneficiário:Priscila Kamilynn Araujo dos Santos
Supervisor: Vicente Julian Sobrino Simal
Instituição Sede: Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação (FAAC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Bauru. Bauru , SP, Brasil
Local de pesquisa: Universidad de Sevilla (US), Espanha  
Vinculado à bolsa:15/07596-1 - Conjunto ferroviário da Estação Guanabara (Campinas, SP): estudo sobre práticas de preservação e usos sociais do patrimônio ferroviário, BP.MS
Assunto(s):Patrimônio cultural   Patrimônio industrial   Patrimônio ferroviário
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Gestão Patrimonial | Patrimônio Ferroviário | patrimonio industrial | práticas de preservação | reutilização | Patrimonio Cultural

Resumo

A solicitação da bolsa de estágio no exterior está vinculada com a pesquisa de mestrado intitulada como: "Conjunto Ferroviário da Estação Guanabara (Campinas-SP): estudo sobre práticas de preservação e usos sociais do patrimônio ferroviário" (FAPESP 2015/07596-1). Este esforço contribuirá para a execução de um objetivo específico de nossa pesquisa que versa refletir sobre as recomendações patrimoniais e práticas contemporâneas em relação a conjuntos históricos, em particular sobre o patrimônio industrial ferroviário no Brasil e alguns casos relevantes no âmbito internacional. O estágio a ser realizado em Sevilha/Espanha tem por objetivo identificar fundamentos teóricos que orientem a reutilização do patrimônio industrial ferroviário, a fim de aprimorar a reflexão sobre diretrizes, práticas de preservação e usos dos conjuntos históricos pelos agentes sociais. Para tanto, a metodologia de trabalho escolhida inclui levantamentos bibliográficos; visitas técnicas in loco seguida da aplicação da ficha de reutilização nos espaços selecionados; pesquisas documentais (no Instituto Andaluz del Patrimonio Histórico (IAPH) e no laboratório de ativação de espaços industriais (SevLAB)) e um estudo de caso em Villanueva del Rio y Minas (antigas minerações de carvão da companhia ferroviária MZA, na província de Sevilha). A execução dos instrumentos metodológicos potencializará o avanço no estudo sobre diretrizes de preservação, gestão e reutilização patrimonial. Ademais, o conhecimento substancial que será produzido nos concederá embasamento teórico e metodológico para gerarmos uma proposta de boas práticas em matéria de reativação do patrimônio industrial ferroviário.

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