Busca avançada
Ano de início
Entree

Caracterização físico-mecânica de painéis OSB produzidos com lascas de madeira termorretificadas

Processo: 15/26350-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de abril de 2016
Vigência (Término): 31 de março de 2017
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia de Materiais e Metalúrgica - Materiais Não-metálicos
Pesquisador responsável:Cristiane Inácio de Campos
Beneficiário:João Vítor Felippe Silva
Instituição-sede: Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus Experimental de Itapeva. Itapeva , SP, Brasil
Assunto(s):Construção civil   Produtos derivados da madeira   Elementos estruturais   Propriedades físicas   Propriedades mecânicas   Pinus   Durabilidade   Caracterização estrutural

Resumo

Elementos estruturais da construção civil necessitam de propriedades que suportem as solicitações impostas ao material e apresentem longa durabilidade, neste quesito os painéis a base de madeira necessitam de tratamentos para que não ocorra a deterioração do mesmo em um curto período de tempo, para isto se utiliza produtos químicos que são tóxicos a seres humanos, dessa forma surgiu outro método para a preservação destes materiais, chamado de termorretificação, que através da exposição da madeira a altas temperaturas diminui a incidência de fungos e diminui a absorção de água. Os painéis OSB são utilizados na construção civil, especialmente em situações que necessitem de maiores resistências física e mecânica, surge como proposta do presente trabalho que é produzir chapas OSB com madeira de pinus utilizando como aglutinante a resina fenol-formaldeído, variando as temperaturas utilizadas no procedimento de termorretificação. O estudo prevê avaliar a ocorrência de mudança nas propriedades físicas e mecânicas dos painéis, utilizando como referência para análise dos resultados chapas produzidas sem a termorretificação e valores comerciais do OSB. Será realizada a caracterização físico-mecânica atendendo as especificações dos documentos normativos EN 323/2000, EN 317/2000, EN 310/2000, EN 319/2000.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FELIPPE SILVA, JOAO VITOR; DE CAMPOS, CRISTIANE INACIO; FERREIRA, BRUNO SANTOS; FELIPPE SILVA, MARIA FERNANDA. Production and characterization of heat treated OSB made of Pinus taeda. ACTA SCIENTIARUM-TECHNOLOGY, v. 41, JAN-DEC 2019. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.