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Vocabulário expressivo e memória verbal em crianças com distúrbio específico de linguagem

Processo: 15/19434-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de fevereiro de 2016
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2016
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Fonoaudiologia
Pesquisador responsável:Débora Maria Befi-Lopes
Beneficiário:Larissa de Medeiros Botecchia
Instituição-sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Vocabulário   Crianças   Linguagem infantil   Transtornos da linguagem   Aquisição da linguagem

Resumo

Para que o desenvolvimento da linguagem ocorra de maneira satisfatória é fundamental que a criança possua a memória preservada. Durante a aquisição da linguagem, a memória de curto prazo verbal favorece a aquisição do vocabulário e auxilia na compreensão sintática, enquanto a memória operacional desempenha papel fundamental na aquisição da sintaxe e em habilidades iniciais da escolarização. A emissão das primeiras palavras é um marco no desenvolvimento, pois a comunicação se torna verbal. Nos indivíduos com desenvolvimento típico, essas palavras surgem por volta dos 12 meses e a aquisição de novas palavras acontece gradualmente. Porém as crianças com DEL costumam apresentar um atraso com relação ao aparecimento das primeiras palavras, bem como nas aquisições seguintes. O prejuízo lexical costuma ser um dos primeiros sinais observados nestas crianças. A memória verbal também está, frequentemente, prejudicada e é encarada como uma possível marca clínica. Este déficit é apontado como um dos fatores que prejudicam a aquisição lexical, o desempenho morfossintático e a compreensão de sentenças nesta população. As dificuldades relacionadas à memória de curto prazo e à memória operacional podem comprometer a aquisição do vocabulário. Assim, o objetivo deste estudo é investigar o desempenho de crianças com DEL em tarefas de vocabulário expressivo e de memória verbal. (AU)

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