Bolsa 15/25392-4 - Sustentabilidade, Análise do comportamento - BV FAPESP
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Investigando o uso sustentável de recursos comuns por meio de um jogo eletrônico

Processo: 15/25392-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2016
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2019
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia Experimental
Pesquisador responsável:Júlio César Coelho de Rose
Beneficiário:Julio César de Camargo
Instituição Sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):17/23247-2 - Um passo adiante na pesquisa comportamental utilizando-se todo o potencial do avanço tecnológico, BE.EP.DR
Assunto(s):Sustentabilidade   Análise do comportamento
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Análise do Comportamento | recursos de acesso comum | Sustentabilidade | Análise do Comportamento

Resumo

A literatura sobre o uso de recursos naturais renováveis de acesso comum tem mostrado achados significativos no que se refere à importância do controle social e do contato verbal para que os membros de comunidades se organizem em torno da manutenção de práticas sustentáveis. No entanto, em situações na qual a extensão do recurso é muito ampla e o acesso é compartilhado por diversas pessoas agindo de forma isolada, há uma maior probabilidade de os recursos serem utilizados de forma exacerbada, sendo necessárias mudanças comportamentais para se estabelecer um padrão de consumo sustentável entre os membros da sociedade. Infelizmente, enquanto as pesquisas aplicadas sobre o tema esbarram em dificuldades metodológicas, burocráticas e financeiras, os experimentos que propõem o estudo de análogos de práticas culturais em laboratório ainda precisam superar o desafio de reproduzir, de forma fidedigna, o conflito que está no cerne dos problemas relacionados ao uso de recursos comuns (i.e., o conflito entre ganhos individuais em curto prazo e consequências aversivas atrasadas que afetam o grupo como um todo). Visando superar tal desafio, a presente pesquisa propõe a utilização de um jogo eletrônico para investigar os efeitos de dois tipos de consequências (i.e., o ganho de pontuação extra ou a perda de pontos) sobre o comportamento de extração de recursos compartilhados por participantes em situação de isolamento social. O jogo, que será desenvolvido para smartphones com tela sensível ao toque, apresentará uma situação simulada de pesca envolvendo uma quantidade finita e renovável de peixes disponíveis em um oceano compartilhado por três pescadores agindo de maneira isolada entre si. Peixes aparecerão e desaparecerão da tela em posições e sequências aleatórias, sendo que, para pescar, o jogador deverá tocar nos peixes com a ponta dos dedos antes que eles desapareçam. Para sobreviver no jogo, será preciso pescar uma quantidade mínima de peixes. Ao mesmo tempo em que precisará pescar para se manter jogando, o jogador deverá se atentar para a quantidade de peixes disponíveis no oceano. Caso os peixes se esgotem, ocorrerá o encerramento do jogo. Para vencer, portanto, o jogador precisará se manter no jogo, sobrevivendo e preservando os recursos, durante 5 minutos. Serão realizados dois estudos com estudantes universitários: no Estudo 1 (N = 72) cada participante irá jogar em conjunto com pescadores virtuais, enquanto que, no Estudo 2, os participantes (N = 72) irão jogar em equipes formadas por três membros. Ambos os estudos contarão com um delineamento de grupos, sendo os participantes distribuídos entre três condições: Controle, Bônus e Multas. Na condição Controle não haverá a manipulação de nenhuma variável e o jogo ocorrerá de acordo com o padrão descrito anteriormente. A condição Bônus será caracterizada pela apresentação de pontuação extra contingente ao consumo reduzido de peixes. Na condição Multas haverá a retirada de pontos contingente ao consumo elevado de peixes. Os dados serão analisados considerando-se, principalmente, a quantidade de peixes pescados (frequência acumulada de respostas) e o número de repetições necessárias para se vencer o jogo. Além de se analisar os efeitos das variáveis manipuladas em cada estudo, ao final da pesquisa será possível comparar os resultados obtidos, apontando-se, por exemplo, vantagens e desvantagens de se conduzir a coleta de dados de forma individualizada ou coletiva. Espera-se, assim, abrir espaço para uma forma mais acurada e fidedigna de se estudar um fenômeno tão complexo e relevante como o conflito entre consequências reforçadoras imediatas e efeitos aversivos em longo prazo, trazendo contribuições importantes para se pensar a realização de novas pesquisas e intervenções, bem como para o planejamento de políticas públicas relacionadas com a preservação de recursos naturais que são importantes para a sobrevivência dos indivíduos no presente e no futuro.

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