Busca avançada
Ano de início
Entree

Descobrindo a expressão enviesada do sexo em Orthoptera, usando como modelo o grilo Gryllus assimilis

Processo: 16/01506-3
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado
Vigência (Início): 01 de junho de 2016
Vigência (Término): 31 de maio de 2017
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Genética - Genética Animal
Pesquisador responsável:Diogo Cavalcanti Cabral de Mello
Beneficiário:Octavio Manuel Palacios Gimenez
Supervisor no Exterior: Bernardo Lemos Ferreira da Silva
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Rio Claro. Rio Claro , SP, Brasil
Local de pesquisa : Harvard University, Cambridge, Estados Unidos  
Vinculado à bolsa:14/02038-8 - Padrões de evolução de diferentes sistemas de cromossomos sexuais em grilos: uma abordagem integrada entre citogenética e genômica, BP.DR
Assunto(s):Citogenética   Cromossomos sexuais   Cromossomo X   Orthoptera   Grilo

Resumo

A ordem Orthoptera apresenta uma ampla gama de sistemas cromossômicos de determinação do sexo incluindo X0, neo-XY, neo-X1X2Y e X1X20, os quais se originaram independentemente, com diferentes graus de heteromorfismos, heterocromatinização e acúmulo de DNAs repetitivos. Embora esta diversidade de sistemas de determinação do sexo tem sido estudada extensivamente do ponto de vista citogenético, pouco tem sido analisado em níveis gnômicos, e pouco é conhecido sobre a biologia do cromossomo X nesta ordem. No presente estudo, usaremos os dados de RNA-seq obtidos de distintos tecidos do grilo Gryllus assimilis (X0/XX) e realizaremos uma análise comparativa do conteúdo gênico e expressão do cromossomo X entre sexos, autossomos, e expressão de genes enviesados do sexo. Além disso, os dados gerados serão usados para comparar a expressão de DNAs satélites ligados ao X entre sexos, os quais foram recentemente isolados através da análise do genoma. Neste ponto, o possível rol funcional dos DNAs satélites em relação a expressão gênica, modulação da cromatina ou como componentes funcionais de estruturas cromossômicas importantes como centrômeros, telômeros e cromossomos sexuais serão testados. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PALACIOS-GIMENEZ, OCTAVIO MANUEL; BARDELLA, VANESSA BELLINI; LEMOS, BERNARDO; CABRAL-DE-MELLO, DIOGO CAVALCANTI. Satellite DNAs are conserved and differentially transcribed among Gryllus cricket species. DNA Research, v. 25, n. 2, p. 137-147, APR 2018. Citações Web of Science: 1.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.