Busca avançada
Ano de início
Entree

Análise da influência da temperatura no destino e na toxicidade de pesticidas em ecossistemas terrestres e aquáticos utilizando sistemas experimentais integrados

Processo: 15/24628-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de abril de 2016
Vigência (Término): 17 de outubro de 2019
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Ecologia - Ecologia de Ecossistemas
Pesquisador responsável:Evaldo Luiz Gaeta Espindola
Beneficiário:Livia Pitombeira de Figueirêdo
Instituição-sede: Escola de Engenharia de São Carlos (EESC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):17/06944-1 - Efeito de pesticidas (Kraft e Score) e da temperatura em Folsomia Candida regulação da transcrição, BE.EP.DR
Assunto(s):Toxicidade   Abamectina   Ecotoxicologia

Resumo

O desenvolvimento da agricultura, promovido pela Revolução Verde, ampliou a utilização de fertilizantes e pesticidas, tornando o Brasil o maior consumidor mundial de agrotóxicos desde 2008. No sentido de se avaliar os impactos dessas e de outras substâncias no ambiente que surge em 1970 os ensaios de toxicidade. Os estudos de análise de risco ambiental de pesticidas concentram-se na simulação experimental de ecossistemas aquáticos, sendo mais raras aquelas com ênfase na comunidade edáfica e menos ainda na avaliação integrada solo-água, embora diversos órgãos reguladores internacionais já tenham preconizados esta necessidade. Diante do cenário do intenso uso de agrotóxicos no Brasil e a carência de estudos ecotoxicológicos que busquem uma avaliação integrada entre os ambientes aquático e terrestre, esta pesquisa tem por objetivo avaliar a toxicidade dos pesticidas Kraft® (inseticida) e Score® (fungicida), aplicados isoladamente e em misturas, em duas doses, bem como suas interações em diferentes condições de temperatura (18, 23 e 28oC e temperatura ambiente), utilizando para isso um sistema experimental que permita a análise dos ambientes aquáticos e terrestre, simultaneamente. Serão considerados ensaios agudos e de pós-exposição com Daphnia similis e Ceriodaphnia silvestrii, e com o Folsomia cândida e o Hypoaspis (Geolaelaps) aculeifer. Espera-se, assim, evidenciar a toxicidade dos pesticidas, de suas interações e a influência do aumento da temperatura em sua toxicidade, bem como contribuir para um sistema experimental único no qual se possa avaliar os efeitos ambientais de contaminantes em organismos aquáticos e terrestres de forma simultânea. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DE FIGUEIREDO, LIVIA PITOMBEIRA; DAAM, MICHIEL A.; MAINARDI, GIULIA; MARIEN, JANINE; ESPINDOLA, EVALDO L. G.; VAN GESTEL, CORNELIS A. M.; ROELOFS, DICK. The use of gene expression to unravel the single and mixture toxicity of abamectin and difenoconazole on survival and reproduction of the springtail Folsomia candida. Environmental Pollution, v. 244, p. 342-350, JAN 2019. Citações Web of Science: 1.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.