Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito da magnificação na postura ergonômica de trabalho durante a execução de procedimentos pré-clínicos

Processo: 15/21469-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de abril de 2016
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2018
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Odontologia Social e Preventiva
Pesquisador responsável:Patrícia Petromilli Nordi Sasso Garcia
Beneficiário:Júlia Margato Pazos
Instituição-sede: Faculdade de Odontologia (FOAr). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Assunto(s):Controle postural   Ergonomia no trabalho   Ergonomia (odontologia)

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo observar o efeito de diferentes sistemas de magnificação sobre a postura de trabalho durante a realização de preparos cavitários pré-clínicos. Para isso será realizado um estudo experimental do tipo laboratorial. A variável dependente será a postura ergonômica de trabalho e a variável independente o sistema de magnificação em 4 níveis (visão direta; lupa monocular; lupa com sistema Galilean; lupa com sistema Keplerian). A lupa monocular será a da BioArt, com 3,5 de aumento, a do sistema Galilean será a lupa binocular kity beauty da UNIVET®, com 2,5 de aumento. Para o sistema Keplerian será utilizada a lupa da UNIVET® com 3,5 de aumento. Serão realizados preparos cavitários de Classe I para resina composta, nos dentes 16, 26, 36 e 46. Será utilizada a fresa esférica diamantada 1014 em baixa rotação. Será utilizado manequim odontológico que possui dentes artificiais em resina, específicos para o preparo cavitário em nível pré-clínico. O manequim será acoplado à cadeira odontológica para simular o tratamento em ambiente clínico. O registro das posturas de trabalho será realizado por meio de filmagem. A avaliação das imagens do filme será realizada por meio do Método de Avaliação de Postura de Trabalho em Odontologia (MAPETO) com o pesquisador devidamente calibrado. Para verificar a confiabilidade das avaliações posturais obtidas, será realizado o estudo de reprodutibilidade intra-examinador, onde o pesquisador examinará em duplicata a postura adotada durante 20 preparos cavitários, com intervalo de uma semana entre as avaliações. A concordância intra-examinador será estimada por meio do Coeficiente de Correlação Intraclasse (r) e neste estudo será considerado adequado um nível de concordância intra-examinador no mínimo classificada como "Boa". Será realizada a análise estatística descritiva. Após a verificação dos pressupostos de normalidade e homocedasticidade será realizada análise de variância (ANOVA) a um fator e pós-teste de Tukey. O nível de significância adotado será de 5%.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PAZOS, JULIA MARGATO; WAJNGARTEN, DANIELLE; DOVIGO, LIVIA NORDI; GARCIA, PATRICIA PETROMILLI NORDI SASSO. Implementing magnification during pre-clinical training: Effects on procedure quality and working posture. EUROPEAN JOURNAL OF DENTAL EDUCATION, MAY 2020. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.