Busca avançada
Ano de início
Entree

O processo de autonomização da representação: estudo das imagens fotográficas da Chapada Diamantina

Processo: 15/19088-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de julho de 2016
Vigência (Término): 30 de junho de 2018
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Geografia - Geografia Humana
Pesquisador responsável:Carlos de Almeida Toledo
Beneficiário:Pedro Benetazzo Serrer
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Geografia do turismo   Fotografias   Paisagem   Turismo   Chapada Diamantina (BA)

Resumo

Esta pesquisa investigará a forma do olhar à paisagem no processo de territorialização do capital no contexto da turistificação na Chapada Diamantina, desde o vicejar do turismo, em meados dos anos 1970, até a atualidade. Para tanto, propomos um estudo comparativo da representaçãoda paisagem em imagens da área produzidas em momentos diversos da sua história socioeconômica. As imagens selecionadas incluem fotografias e vídeos que registram três períodos distinguíveis de história da Chapada Diamantina: a sociedade garimpeira na passagem do século XIX para XX, oostracismo da área entre as décadas de 1950 e 1970 e registros realizados a partir dos anos 1980, intimamente relacionados com o surgimento do turismo como possibilidade ou realidade. A análise comparativa de tal material visa problematizar o caráter objetivista da apreensão da paisagem feita pela ciência geográfica e endossada pela própria imagem enquanto registro de uma dada realidade territorial. Desta maneira pretendemos reconhecer as distintas formas históricas do olhar na leitura da paisagem na Chapada Diamantina, de modo a identificar comparativamente as particularidades contemporâneas da ótica do turismo, e da produção de imagens a ele atrelada, devotada à paisagem da área estudada. Nos interessa, ainda, compreender como a produção de imagens se constitui como prática que identifica o turista enquanto consumidor da paisagem, ou da paisagemmercadoria, e como influi na forma da consciência que tal turista desenvolve sobre sua prática e sobre o lugar visitado. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SERRER, Pedro Benetazzo. Estudo sobre as imagens fotográficas da Chapada Diamantina. 2018. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.