Busca avançada
Ano de início
Entree

Identificação de interações proteicas na regulação da repressão catabólica do carbono em Aspergillus nidulans

Processo: 16/03900-0
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 10 de junho de 2016
Vigência (Término): 09 de dezembro de 2016
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Genética - Genética Molecular e de Microorganismos
Pesquisador responsável:Gustavo Henrique Goldman
Beneficiário:Leandro Jose de Assis
Supervisor no Exterior: Ozgur Bayram
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Local de pesquisa : National University of Ireland, Maynooth (NUI Maynooth), Irlanda  
Vinculado à bolsa:14/00789-6 - Caracterização funcional de fosfatases de Aspergillus nidulans envolvidas no metabolismo da glicose, BP.PD
Assunto(s):Biologia molecular   Monoester fosfórico hidrolases   Glucose   Aspergillus nidulans

Resumo

O fungo Aspergillus nidulans é um organismo modelo para o estudo da produção de enzimas usadas na produção de biocombustíveis de segunda geração. Estas enzimas são usadas para a degradação de biomassa, como bagaço de cana de açúcar, para produzir açúcares para fermentação. Entretanto, na presença de glicose, o uso de fontes alternativas de açúcar é reduzido devido a repressão de genes que codificam enzimas envolvidas no uso de fontes alternativas de carbono, sendo estes regulados pela repressão catabólica do carbono (CCR). Em adição, existem outras proteínas envolvidas no metabolismo de glicose como proteínas fosfatases. Em A. nidulans existem 7 mutantes deletados de genes que codificam proteínas fosfatases que mostram uma redução na assimilação de glicose. Um regulador central da glicólise é a proteína cinase A (PKA) que controla a atividade da fosfofrutocinase 1, assim permitindo a continuidade do metabolismo de glicose. A deleção desta cinase reduziu o metabolismo de glicose e liberou CCR, indiretamente removendo o repressor catabólito do carbono CreA do núcleo e/ou alvejando proteínas reguladas por fosfatases que estão envolvidas no metabolismo de glicose. Existe pouca informação sobre a regulação de CreA e seus parceiros de interação. Em S. cerevisiae Mig1p, o homólogo de CreA em A. nidulans, é controlado por fosforilação e ubiquitinação, e direcionado para degradação no complexo SCF (S-phase-kinase associated protein Cullin F-box protein). As proteínas fungicas Fbox trabalham em um grande número de processos celulares, participando na remoção ou inativação de proteínas específicas. Este estudo propõe dois objetivos: (i) nós iremos tentar identificar proteínas que interagem fisicamente com PkaA (PKA em A. nidulans) sobre a regulação de CCR e após a liberação de CCR. Nós iremos usar espectrometria de massas após imuno-precipitação das proteínas marcadas com GFP/TAP para descobrir o recrutamento de proteínas que interagem com PkaA em duas condições (ii) Na varredura da biblioteca para mutantes deletados dos genes das Fbox em A. nidulans usando xilose como fonte de carbono e 2-deoxi-D-glicose (2DG), nós identificamos os mutantes ”fbx23 (AN5593) e ”fbx47 (AN8909) mais sensíveis e resistentes a 2DG, respectivamente. Em adição, usando estes dois mutantes para genes que codificam proteínas Fbox, nós iremos checar suas possíveis interações físicas com alvos envolvidos em CCR. Estas abordagens serão úteis para compreender a influência mútua entre o metabolismo de glicose que é controlado por proteínas fosfatases e CCR que é regulada pelas proteínas PkaA e Fbox. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DE ASSIS, LEANDRO JOSE; ULAS, MEVLUT; ANNICK RIES, LAURE NICOLAS; EL RAMLI, NADIA ALI MOHAMED; SARIKAYA-BAYRAM, OZLEM; BRAUS, GERHARD H.; BAYRAM, OZGUR; GOLDMAN, GUSTAVO HENRIQUE. Regulation of Aspergillus nidulans CreA-Mediated Catabolite Repression by the F-Box Proteins Fbx23 and Fbx47. MBIO, v. 9, n. 3 MAY-JUN 2018. Citações Web of Science: 4.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.